REINCIDÊNCIA: Mais da metade dos presos pelo BEPMotos nos últimos sete dias já tinham passagem pela polícia  

O Batalhão Especializado de Policiamento com Motocicletas (BEPMotos) completa uma semana de atuação nesta segunda-feira (12), com um saldo, até agora, de doze suspeitos presos e apreendidos por assaltos, tráfico de drogas, porte ilegal de arma e na condição de procurados pela justiça e pelo sistema penitenciário. Os bairros onde o BEPMotos realizou prisões e apreensões foram Mandacaru, Varadouro, Mangabeira, Bessa, Torre, Miramar e Bancários, em João Pessoa.

Sete dos doze presos já tinham passagem pela polícia, o que significa que em mais da metade dos casos o trabalho dos policiais do novo Batalhão de Motos foi para enfrentar o problema da reincidência criminal (pessoas que foram presas, mas que já estavam soltas cometendo crimes novamente). A maioria dos presos eram da faixa etária dos 16 aos 24 anos.

Respostas aos roubos –  Três suspeitos de assaltos a ônibus foram presos em flagrante, no bairro de Miramar, logo após cometerem mais um roubo a coletivo.  Com os acusados, de 29, 22 e 16 anos, foram recuperados todos os celulares de passageiros, dinheiro e apreendido o simulacro de pistola que eles usavam nas ações. Dois deles já respondiam por roubo e estavam sendo procurados. Nos Bancários, foi preso um suspeito de 26 anos, que tinha assaltado uma auxiliar administrativa no José Américo.

Prisões de foragidos da justiça – Um acusado de 23 anos, que responde processo por roubo na 1ª Vara Criminal de João Pessoa e estava sendo procurado pela justiça há mais de dois anos, foi preso no bairro do Varadouro. Um de 32 anos, que estava com mandado de prisão por estupro de vulnerável, foi preso na comunidade Castelinho, no bairro do Bessa. Na comunidade Girassol, em Mangabeira VII, foi preso um procurado pela 7ª Vara de Sousa, que tem 21 anos e responde processo por roubo.

Combate ao tráfico – Um esquema de tráfico que funcionava em uma casa, no bairro da Torre, foi todo desarticulado com a prisão em flagrante do acusado de movimentar o comércio de entorpecentes no local. O acusado, de 58 anos, já tinha passagem pela polícia por homicídio. Com ele, foram apreendidas 217 pedras de crack prontas para a venda, sete porções maiores da droga para ainda serem divididas, um caderno com as anotações da movimentação financeira do tráfico e mais de R$ 2 mil em dinheiro, entre cédulas e moedas. Na comunidade da Gauchinha, no Costa e Silva, foi preso um suspeito de 20 anos comercializando trinta e quatro trouxas de maconha e trinta e três pedras de crack e dinheiro. O material estava em uma pochete, juntamente com o dinheiro do que foi apurado nas vendas do dia. E na comunidade do Balcão, em Mangabeira I, dois adolescentes, de 16 anos cada, foram detidos com onze pedras de crack, uma embalagem com cocaína e mais de 700 reais.

Arma retirada de circulação – Uma pistola com sete munições prontas para serem usadas foi apreendida, no bairro de Mandacaru, com um acusado de 21 anos, que já responde processo por tráfico de drogas na Vara de Entorpecentes da Capital.

O Batalhão Especializado de Policiamento com Motocicletas (BEPMotos) tem sede na Avenida Epitácio Pessoa, uma das principais da Capital. Ele atua de duas formas principais, que é o motopatrulhamento tático, destinado a combater os mais diversos tipos de crimes, principalmente em locais de difícil acesso, e o motopatrulhamento comunitário, que oferece mais visibilidade e cobertura ao policiamento nas principais vias urbanas. A base do BEPMotos fica localizada em um ponto estratégico, em plena Avenida Epitácio Pessoa, na Capital, com acesso rápido a vários pontos da cidade.

Compartilhar