Ricardo participa da formatura dos aspirantes e destaca investimentos

O Governador foi homenageados pelos novos aspirantes-a-oficial
O governador Ricardo Coutinho participou, nessa quinta-feira (5), da formatura dos 97 novos aspirantes-a-oficial da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, realizada no Centro de Educação da PM, em João Pessoa. O efetivo passa a atuar no reforço da segurança pública de todo Estado. Sessenta e dois deles são da Polícia Militar, o que soma quase 1.000 novos policiais militares formados em menos de três anos de Governo, entre praças e oficiais.

O governador Ricardo Coutinho lembrou o desafio dos novos policiais e bombeiros e destacou os investimentos na área da segurança.

“Aumentamos em 51% os recursos para a segurança pública neste Governo, dando condições de trabalho com o aumento do número de viaturas, armamentos, equipamentos de proteção individual, fardamentos novos e normalizando o processo de formação, já que não havia continuidade”, pontuou, ao lembrar da necessidade de uma política nacional de segurança pública que integre os Estados no combate ao crime.

Os aspirantes foram formados durante três anos de curso com mais de 3.000 horas/aula, distribuídas em 101 disciplinas para os policiais militares e 85 para os bombeiros, além do curso de Polícia Comunitária, incluído na capacitação dos novos militares.

Para o secretário de Estado da Segurança e da Defesa Social, Cláudio Lima, a formação não representa uma só etapa, mas sim a continuidade de um processo integrado de segurança pública para servir ao cidadão. “Segurança é uma obra coletiva que construímos a cada dia e a chegada dos novos aspirantes representa a luz da mudança, de um pensar diferente que sempre necessitamos ter”, acrescentou.

O comandante geral da Polícia Militar, coronel Euller Chaves, também ressaltou o processo de renovação que a chegada dos novos policiais traz.

“É uma oxigenação nos nossos quadros que é feita anualmente com a chegada de novos oficiais e isso estabelece novas ideias e soluções para combater a violência urbana, que temos enfrentado com muito trabalho e investimentos por parte do Governo, responsável por transformar nossa instituição em uma polícia com as condições necessárias para atuar em busca da paz social”, lembrou.

Já o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Jair Carneiro, cobrou empenho dos novos aspirantes e lembrou do compromisso que assumiram ao escolher a profissão.

“Escolher a carreira militar traz um histórico de abnegação em favor da sociedade e o empenho para poder colocar em prática aquilo que foi aprendido neste processo de formação será fundamental para proporcionar dias melhores à sociedade paraibana”, concluiu.

Homenagens – Durante a solenidade, o governador entregou a 31 autoridades civis e militares a medalha ‘Elísio Sobreira’, mais alta comenda da Polícia Militar, que é concedida às pessoas que se destacam pelas ações e serviços prestados em prol da boa projeção social da instituição. Entre os agraciados estava a secretária de Estado de Comunicação, Estela Bezerra, e a secretária de Estado da Educação, Márcia lucena.

A Formação – O Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar da Paraíba prepara os alunos para executarem ações de comando em nível de pelotão, assessorar os comandantes, coordenar o policiamento ostensivo de unidades e subunidades, além de gerenciar recursos humanos e logísticos visando promover a segurança do cidadão.

Intercâmbio – Por ser referência nacional na formação de profissionais de segurança pública, o Centro de Educação da PM formou nesta turma de aspirantes-a-oficial quinze militares de instituições de outros Estados, sendo um da Polícia Militar de Sergipe, e 14 do Corpo de Bombeiros dos Estados do Mato Grosso, Sergipe e Pernambuco.