Banda de Música da PMPB realiza um show musical na abertura da XIII Fenart

A Banda de Música da PMPB é considerada um patrimônio musical dos paraibanos
A Banda de Música da Polícia Militar da Paraíba realizou neste domingo, dia 23, um verdadeiro espetáculo musical em sua participação na abertura da XIII Feira Nacional da Arte-Fenart, realizada no Teatro Paulo Pontes do Espaço Cultural José Lins Rego, localizado no bairro de Tambauzinho. O maestro e major Paz informou que a tocata teve um variado repertório de musicas que foram do clássico como Bolero de Ravel a música popular brasileira como Nivaldo do Choro de autoria do grande maestro e ex-componente da banda, Severino Araújo.
Para o presidente da Fundação Espaço Cultural, Maurício Burity, a Banda de Música da Polícia Militar da Paraíba, é um dos grandes patrimônios culturais existentes desde sua fundação há 140 anos atrás, e sempre será uma alegria, uma honra e uma experiência ímpar ter o prazer de escutar os acórdãos desta equipe de músicos que sempre honrou o nome da PMPB e as tradições musicais e culturais do povo paraibano.
A Banda de Música da Polícia Militar da Paraíba foi criada através da Lei nº 291, datada de 08 de outubro de 1867, sancionada pelo então Presidente da Província, o Sr. José Teixeira de Vasconcelos (Barão de Maurú). As condições materiais da Corporação, entretanto, não permitiram a sua implantação. Só através da Lei nº 387, de 20 de abril de 1870, sancionada pelo Presidente da Província, o Sr. Venâncio José Oliveira Lisboa, a Banda de Música foi organizada e posta em funcionamento com o efetivo de vinte Músicos, dirigidos por um Mestre e um Contramestre.
A primeira apresentação da Banda ocorreu no dia 29 de julho de 1870, com a presença do Presidente da Província, na qual foram utilizados os seguintes instrumentos: Bombardão, Helicon (ambos fora de uso, sendo que o Helicon é a Tuba ou Contrabaixo), Bombardino, Sax-barítono, Piston, Trombone, Trompas, Clarinetes, Requinte, Flautim, Bombo, Prato e Caixa-tambor. No período de 1871 a 1877, a Banda de Música foi extinta e recriada várias vezes, sempre sob a alegação de contenção de gastos.
Durante toda sua trajetória, a Banda de Música esteve sempre presente nas atividades cívicas e sociais mais requintadas da Capital e do Interior do Estado, abrilhantando festas nos clubes sociais e em residências, além de manter constante programação de retretas e desfiles.
Pelos quadros desta Banda já passaram grandes músicos que alcançaram o reconhecimento público além das fronteiras do Estado, como por exemplo:
– Joaquim Pereira, autor de famosos dobrados, entre os quais, “Os Flagelados”;
– Severino Araújo, hoje consagrado Maestro da Orquestra Tabajara, com atuação musical no Rio de Janeiro;
– Moacir Santos, Saxofonista e Tenorista, que integrou o grupo de artistas criadores da bossa nova, e depois passou a exercer atividades artísticas nos Estados Unidos, onde viveu durante mais de 30 anos;
– João Eduardo, João Artur, Pedro Neves, Camilo Ribeiro, Adauto Ribeiro, José Jenuíno Barbosa, José Neves, Francisco Cabrinha, Eraldo Gomes de Oliveira, e seu atual Diretor, o Major Francisco Batista Paz, todos de reconhecidos talentos.
No período de 1925 a 1950, a Banda de Música era dividida em vários Grupos Musicais, para animar as festas carnavalescas dos clubes da Capital e cidades vizinhas pelo que os músicos eram remunerados, sendo uma parte da renda destinada aos cofres da Polícia Militar.
Anualmente, desde 1912, a Banda de Música é convocada para abrilhantar a abertura dos trabalhos da Assembléia Legislativa do Estado, ocasião em que tem uma marcante atuação. Nas solenidades de passagem de Governo, compondo o efetivo da Guarda de Honra da Polícia Militar, a Banda de Música é sempre alvo de especial atenção, fazendo-se merecedora do carinho da população. Marco permanente de incentivo à cultura em todo o Estado, onde é reconhecida e admirada, a Banda de Música acolhe profissionalmente grande parte do contingente artístico-musical do Estado.
Como parte comemorativa do Sesquicentenário da Polícia Militar da Paraíba, ocorrida no decorrer de 1982, a Banda de Música gravou um disco, contando com o apoio do Governador.