Governo inaugura pelotão de polícia ambiental em Campina Grande

O serviço garante a fiscalização e combate aos crimes ambientais na região, principalmente os relacionados à poluição sonora, além de reforçar o policiamento no bairro das Malvinas, local onde a base do pelotão foi instalada.
Para a presidente da associação dos moradores, Maria das Dores, a chegada do pelotão representa o atendimento de uma antiga reivindicação dos moradores. Agora chegou o dia de sermos atendidos com a chegada desses policiais. É muito bom ter a polícia mais perto, comentou.
O governador Ricardo Coutinho ressaltou que a implantação do Pelotão da Polícia Ambiental demonstra que a Polícia Militar está sendo estruturada em suas mais diversas especializadas. “Temos uma dificuldade muito grande como policiamento ambiental e o Governo do Estado está descentralizando esse serviço agora em Campina Grande e depois em Patos”, completou.
O comandante geral da Polícia Militar, coronel Euller Chaves, adiantou que o Pelotão Ambiental, além de suprir uma antiga lacuna em relação aos crimes contra o meio ambiente, é o início da chegada de um policiamento específico para atender os moradores das Malvinas. É uma ocupação de território que estamos fazendo, com policiais atuando durante 24 horas no combate aos crimes ambientais e também apoiando os outros batalhões no policiamento. O pelotão terá responsabilidade territorial na segurança do bairro das Malvinas e aos poucos vamos capacitando este efetivo para desenvolver o policiamento comunitário e gerar proximidade com as escolas daqui e com a população, que é uma preparação para uma Unidade de Polícia Solidária que aqui instalaremos futuramente, disse.
Reforço O comandante do Batalhão de Polícia Ambiental, major Tibério Pereira, destacou que a chegada do pelotão vai fortalecer as ações contra a poluição sonora. Será um trabalho conjunto que o pelotão fará com a Sudema para o combate à poluição sonora, que é uma realidade grave, pois ela provoca outros delitos como a prostituição infantil, o uso e tráfico de entorpecentes e a perturbação do sossego, o que ocupa muito as viaturas no dia a dia. Este pelotão vai atuar também no combate aos crimes contra à fauna e a flora e desenvolverá ações operacionais de apoio aos Batalhões e Companhias da região de Campina Grande, explicou.