REFERÊNCIA: PMPB realizou 2ª edição do Curso Multiplicador em Prevenção Criminal pelo Design do Ambiente (CPTED)

As práticas de resgate e reconfiguração dos espaços urbanos e a consequente prevenção criminal, que vem se consolidando no município de João Pessoa, na Paraíba, devem ser replicadas em estados vizinhos. Esse é o grande resultado de uma capacitação realizada pela Polícia Militar da Paraíba, e órgãos parceiros, para integrantes das Forças de Segurança do Nordeste.

A 2ª edição do Curso Multiplicador em Prevenção Criminal pelo Design do Ambiente (CPTED) aconteceu nesta última semana (dos dias 27 à 31), visando fundamentos das ciências comportamentais aplicadas e estratégias clássicas da CPTED, como manutenção, vigilância natural, controle de acesso, territorialidade e participação popular, para orientar intervenções urbanas de baixo custo e alto impacto.

A iniciativa buscou nos alunos fomentar a articulação entre os poderes públicos e a sociedade, a decidirem juntos onde e como agirem para transformar praças, ruas e equipamentos urbanos — com foco em pertencimento, convivência e qualidade de vida.

Alunos e instrutores tiveram atividades práticas no Centro de João Pessoa

Promovido pela PMPB em parceria com o Serviço Pastoral dos Migrantes do Nordeste, o curso formou multiplicadores entre policiais militares da Paraíba, Maranhão, Rio Grande do Norte e Pernambuco, guardas municipais de João Pessoa e Bayeux, arquitetos do Iphan e Iphaep, equipes da Secretaria de Participação Popular, da Secretaria de Segurança de João Pessoa e representantes da sociedade civil organizada.

A capacitação foi ministrada pelo tenente-coronel Isângelo Senna, da Polícia Militar do Distrito Federal, doutor e mestre em Psicologia Social. “Quando a cidade cuida dos seus espaços junto com a polícia, os benefícios vão além da segurança: crescem o pertencimento, a convivência, a saúde de quem caminha, a vitalidade do comércio e a qualidade de vida”, destacou o tenente-coronel Senna (na foto abaixo, com a maj. Dayana).

Para a major Dayana, assessora de políticas de segurança e prevenção à violência da PMPB, a primeira edição do curso resultou em uma sequência de ações práticas no Centro de João Pessoa, como requalificação de áreas públicas e rotas mais seguras. “A primeira edição contribuiu para várias ações no Centro que já chamam atenção até em debates internacionais sobre prevenção criminal e participação comunitária”, frisou a major. Uma dessas áreas é a comunidade Mulungu, no Centro da capital, espaço requalificado com ajuda dos moradores, poder público e sociedade civil organizada (foto abaixo e principal, acima).

Durante o curso, os alunos tiveram acesso a metodologia que inclui diagnóstico rápido do território a partir de fotos, vídeos e mapas, construção de pactos locais de co-gestão com metas e prazos, e avaliação de resultados, como redução de incidentes, ampliação do uso qualificado dos espaços e percepção de segurança.

NA ESCOLA – Além das frentes em espaços públicos e eixos comerciais, o curso dedicou um módulo à comunidade escolar, com foco em manutenção contínua, vigilância colaborativa e rotas seguras, envolvendo gestores, docentes, estudantes, famílias e vizinhança.

Agora, os participantes que concluíram o curso na última sexta-feira devem aplicar os conhecimentos adquiridos em suas respectivas áreas de atuação.

Compartilhar