Operação de segurança no COP30 terá atuação do Canil da Polícia Militar da Paraíba
A Polícia Militar da Paraíba estará integrando a Operação Nacional de Segurança na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que acontece entre os dias 6 a 21 de novembro, em Belém do Pará, reunindo líderes mundiais, autoridades e delegações de mais de 190 países. A Companhia Independente de Policiamento com Cães (CIPCÃES) estará atuando na parte de detecção de explosivos, utilizando o cão farejador Lupi – da raça labrador.
O chamamento da PM da Paraíba foi feito através de convite da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP/MJSP). Os policiais paraibanos serão responsáveis por atuarem, com auxílio do cão farejador, nas varreduras técnicas em hotéis, veículos e locais oficiais – em cooperação com forças de segurança federais e estaduais, sob coordenação do Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICCN) e da Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência da SENASP.
O Comandante da CIPCÃES, Major Sobral, destacou que a missão representa o reconhecimento da excelência técnica e do alto nível de preparo da tropa e dos cães da Polícia Militar da Paraíba. “A participação da CIPCÃES na COP30 demonstra a confiança da SENASP na nossa capacidade técnica e na gestão de resultados que desenvolvemos na PMPB. É um marco de visibilidade nacional e internacional, que reforça o compromisso da corporação com a excelência, a integração e a segurança pública baseada em profissionalismo e ciência”, disse.
Todas as despesas da equipe paraibana serão custeadas pela própria Secretaria Nacional de Segurança Pública. Os policiais participarão também de Workshop Nacional de Padronização de Procedimentos de Varredura Técnica com Emprego de Binômios K9, já neste mês de outubro (de 27 a 31), antecedendo o início da operação.