Cadetes recebem Espadim Tiradentes, e Centro de Educação comemora 33 anos

Valores, história e formação. O dia 20 de abril foi todo especial para a Policia Militar da Paraíba, em especial na unidade de formação dos policiais. A última quinta-feira foi realizada a entrega do Espadim Tiradentes aos 41 cadetes do Curso de Formação de Oficiais (CFO), e comemorado os 33 anos do Centro de Educação da PM. A solenidade aconteceu na própria sede do Centro, em João Pessoa (foto acima).

A ocasião foi prestigiada pelo vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (foto abaixo), pelo secretário da Segurança e Defesa Social, Jean Nunes, pelo comandante-geral da PM, coronel Sérgio Fonseca, e representantes das diversas forças de segurança e do alto comando da PMPB.

O Espadim Tiradentes (foto abaixo) é a arma símbolo do aluno oficial durante o CFO, representando o cadete como aprendiz do oficialato. Ele é entregue durante o 1ª ano do Curso na Academia de Polícia Militar do Cabo Branco, unidade pertencente ao CE. A ocasião da entrega foi acompanhada por familiares e amigos dos alunos. “Muito mais do que receber o Espadim Tiradentes, arma símbolo do cadete, é imperioso destacar o compromisso de sacerdócio que aos alunos oficiais prestam diante de tão honradas testemunhas”, ressaltou o coronel Sérgio durante o discurso. “O Alferes Tiradentes representa o que de mais nobre pode haver em um policial militar: honra, denodo, compromisso, e muitos outros atributos que poderíamos nomear para destacar de forma efusiva o serviço e o amor à Policia Militar”.

A solenidade também comemorou os 33 anos de fundação do CE, criado em 18 de abril de 1990. O Centro é referência no país, sendo a unidade de formação, capacitação, habilitação e aperfeiçoamento de praças e oficiais da PMPB, recebendo também policiais de outras instituições coirmãs. Atualmente no Centro estão em funcionamento as turmas do Curso de Formação de Oficiais, Curso de Especializado em Segurança Pública (Cesp), Curso de Formação de Sargentos e de Cabos, e as turmas do Colégio da Polícia Militar (CPM). “Parabéns ao Centro de Educação por ser o berço da formação de excelência desses honrados profissionais há 33 anos. Parabéns cadetes, empunhem seus Espadins com orgulho e honra!”, exaltou o comandante-geral (foto abaixo). Atualmente o Centro de Educação é comandado pelo tenente-coronel Ferreira.

A solenidade desta quinta ocorreu na véspera do dia de Joaquim José da Silva Xavier, o Alferes Tiradentes, patrono das Polícias Militar e Civil do Brasil, conforme decreto-lei nº 9.208, de 29 de abril de 1946. Herói da Inconfidência Mineira, o Alferes Tiradentes ocupava o posto que hoje é considerado o de Aspirante à Oficial.

Solenidade foi acompanhada por familiares na tarde de quinta-feira.

 

Entrega do Espadim Tiradentes marca entrada dos novos cadetes na formação para o oficialato

Atualizado às 12:40.

Compartilhar