2º BPM intensifica policiamento e reduz quase 16% de CVLI em CG
Os dados são da seção de planejamento do 2º BPM, que ainda apontou que só no mês de julho foram presas 127 pessoas e apreendidas outras 24 menores de idade, todas suspeitas de praticar crimes na Rainha da Borborema. Durante o mês, foram registrados 11 crimes violentos letais (CVLI) no município, quatro a menos do que em 2012, quando foram assassinadas 15 pessoas – uma redução de 15,4%.
Como estratégia de trabalho, o batalhão apostou no desarmamento através de operações para apreender armas com suspeitos e no policiamento repressivo contra o tráfico de drogas, o que resultou na retirada de 16 armas de fogo de circulação e apreensão de mais de seis quilos de drogas (maconha, crack e cocaína).
Pesquisa revela satisfação com a segurança em Campina Grande durante o mês de Junho
O mês em que a Cidade de Campina Grande realiza o evento que é a marca da cidade, o 2º BPM intensificou o policiamento em vários bairros e no Parque do Povo, onde acontece o Maior São João do Mundo, reforçando o efetivo com cerca de 500 policiais a mais por noite.
O resultado de todo esse planejamento para acolher com segurança os visitantes e manter a tranquilidade para os moradores campinenses, foi apontado pela pesquisa encomendada pelo Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação de Campina Grande e Interior da Paraíba (SindCampina) sobre a visão do turista na edição 2013 do São João de Campina Grande.
Na pesquisa sobre a segurança na área do parque do povo, 43,7% dos entrevistados responderam que a segurança foi ótima e 40,6% disseram que foi boa, totalizando 87,9% de aprovação. Apenas 12,1% apontaram como regular, ruim ou péssima a segurança na área do evento.
Em relação à segurança na cidade, a pesquisa revelou uma aprovação 86,2% por parte dos turistas, com 43,2% apontando o trabalho do policiamento como ótimo e 43% como bom. Os outros 13,8% acharam regular, ruim ou péssimo o policiamento na cidade.
A pesquisa foi realizada pelo instituto de pesquisa DataVox e ouviu mais de 500 turistas da Paraíba e de outros Estados que visitaram Campina Grande entre os dias 15 de junho e 5 de julho. Uma revista do SindCampina foi distribuída entre a população, trazendo além dos números da segurança os resultados de satisfação em outros quesitos como hospedagem, atendimento nos locais visitados, mobilidade e também sobre o evento em si.