Polícia promove café da manhã com a população

Desde outubro de 2012, quando foi instalado uma Unidade de Polícia Ostensiva no local, as ocorrências de roubos e furto quase zeraram. Além disso, em maio, o 1º Batalhão (que atende 39 bairros que compõem a Zona Norte da cidade, incluindo o Varadouro e o Centro), conseguiu reduzir em 10% o número de homicídios na área em relação ao mesmo período de 2012.
O trabalho sempre em conjunto com a população e o replanejamento feito pelo Batalhão, intensificando o policiamento nas áreas com maior presença da mancha criminal, contribuíram para esse resultado. Hoje, nesta confraternização, também temos a oportunidade de ouvir as demandas da população de toda João Pessoa, já que na Integração passa cerca de 30 mil pessoas por dia, comentou o tenente coronel Almeida Martins, comandante do 1º BPM.
Além dele, participaram do café da manhã o secretário de Estado da Segurança e Defesa Social, Cláudio Lima, o comandante geral da Polícia Militar, coronel Euller Chaves, entre outras autoridades militares. A essência de aproximar a polícia do povo, buscar cada vez mais fazer com que a polícia esteja próxima daquele que paga nosso salário é uma atitude que devemos ter a cada dia e é de atitude que se faz polícia, lembrou Cláudio Lima.
O coronel Euller também destacou o papel do cidadão enquanto participe do processo de construção da paz social. A simplicidade deste ato que estamos participando hoje revela a vontade que temos de ter uma polícia mais próxima do povo, o que é demonstrado através de encontros como esse, no qual promovemos um espaço para a população cobrar, agradecer e participar com a gente da comemoração dos resultados, pontuou, citando os bons resultados obtidos na área central.
Durante o café da manhã, que foi animado por integrantes da Banda de Música da Polícia Militar, a população também teve a oportunidade de usar a fala e externar as suas demandas para a cúpula da segurança. O comerciante José Roberto Ferreira dos Santos, que tem uma loja ao lado do Terminal de Integração e transita no local diariamente, agradeceu a iniciativa da PM em instalar um posto de polícia na área.
Isso trouxe mais proteção para nós. Eu, como cidadão, só tenho é que parabenizar à corporação por essas iniciativas e enfatizar que mais encontros como esse sejam feitos no nosso município, para que a população veja que a Polícia Militar promove prevenção e não apenas repressão, comentou.
Índices
No mês de maio o 1º BPM registrou 24 assassinatos, três a menos que em 2012 o que representa uma redução de mais de 10% quando comparado ao ano de 2012. O resultado do período deste ano, quando relacionado ao ano de 2011, quando foram registrados 32 homicídios, apresentada ainda uma redução ainda maior, ultrapassando os 22%.