Operação ônibus seguro garante segurança nos ônibus da Capital

Nesta sexta-feira (01), um bloqueio montado na Avenida das Trincheiras, em Jaguaribe, abordou 66 ônibus e realizou revistas nos passageiros e nos coletivos. Em uma semana de operação, já foram cerca de 500 transportes que passaram pelas abordagens, conforme dados da seção de planejamento do 1º BPM. A ônibus seguro não tem data para terminar e será intensificada neste fim de semana.
Durante as blitzen, os passageiros são convidados a descerem para passar por uma revista, enquanto um policial realiza buscas embaixo dos bancos dos ônibus e mantém contato com motoristas e cobradores dos veículos.
O aposentado José Pereira, de 71 anos, passou por uma abordagem, nesta sexta-feira (01), quando seguia viagem no ônibus que faz a linha 104 – Bairro das Indústrias. Ele elogiou a ação realizada pela polícia militar. É bom porque a gente se sente seguro pra pegar ônibus, já que é o transporte que dependemos e a presença da polícia deixa a gente muito tranquilo, disse seu José.
Para o Comandante do 1º BPM, Tenente Coronel Almeida Martins, a colaboração das pessoas tem sido fundamental na operação ônibus seguro.
Porque os cidadãos tem entendido que estamos realizando esse trabalho para a própria segurança deles e é muito importante esse contato com os passageiros e motoristas, pois através deles com um gesto ou informação, conseguimos retirar de dentro dos ônibus indivíduos que poderiam está seguindo viagem ao lado dessas pessoas para realizarem um assalto ou até mesmo ferir alguém durante a ação, lembrou Almeida Martins.
Balanço Em uma semana de operação, quatro armas foram apreendidas (sendo dois revólveres e duas pistolas de brinquedos) e quatro suspeitos detidos. Eles foram flagrados dentro dos ônibus planejando realizar assaltos em locais propícios para fuga.