PM forma mais 61 militares no Curso de Formação de Sargentos

Novos formandos

O governador em exercício da Paraíba, desembargador Abraham Lincoln da Cunha Ramos, prestigiou na tarde desta terça-feira, dia 10, a solenidade de formatura do Curso de Formação de Sargento- CFS. O vento aconteceu no Centro de Educação da Polícia Militar da Paraíba, localizado no bairro de Mangabeira, e contou com a participação do comandante geral da Corporação, coronel Euller de Assis Chaves.

O Curso de Formação de Sargento integra um programa de educação profissional técnica de nível médio da Policia Militar da Paraíba, e tem como objetivo formar o profissional de segurança pública (cabo e soldado) para enquanto técnico em segurança pública, exercer as funções de sargentos, sobretudo no que refere ao comando da fração policial militar, estimulando o espírito de corpo, o amor à carreira policial militar e a profissionalização por meio da construção de conhecimento técnico peculiares às suas atividades.

O CFS tem uma carga horária de 1.080 horas/aula e é ministrado com exclusividade no Centro de Educação da Polícia Militar da Paraíba, e está estruturado em dois módulos, sendo um presencial e o outro, à distância, além de um estágio supervisionado.

Em sua edição 1011, o Curso de Formação de Sargentos teve início no dia 19 de setembro de 2011, e término no dia 10 de abril de 2012, no qual 61 alunos obtiveram aprovação, cuja turma foi denominada governador Ricardo Vieira Coutinho.

A grade curricular e composta das seguintes matérias: atividades física e esportiva, construção e elaboração de documentos, noções de direito administrativos, direito judiciário militar, direito penal, direito humano aplicado, doutrina de policiamento ostensivo II, exercício de ordem, informática aplicada e segurança pública II, legislação especial aplicada à segurança pública II, legislação especial aplicada II, liderança e gestão, metodologia e técnicas de ensino, neuroliguística e inteligência emocional aplicada, uso progressivo da força, organização e funcionamento do crime organizado, relações interpessoais e setorias, técnicas do uso e contenção da força II, técnicas de inteligência policial II, técnicas de inteligência policial II, técnicas de tiro defensivo II, técnicas e tecnologias não letais e atuação policial, violências domésticas e ação policial, homofobia e segurança pública, mediação de conflitos I, mediação de conflitos II, e estágio de 100 horas supervisionado.

No seu discurso, o governador em exercício, Abraham Lincoln, destacou o profissionalismo dos policiais militares que concluíram o referido Curso para prestarem um serviço de melhor qualidade a toda população paraibana.

Por outro lado, ele afirmou que apesar das dificuldades enfrentadas com a falta de efetivo, a Polícia Militar vem realizando um trabalho arrojado na qualificação dos seus profissionais para que possam adequadamente servir a população paraibana.

Já o comandante geral da PMPB, coronel Euller, afirmou que esta jornada foi um processo construído com o empenho de muitas pessoas da Corporação e, sobretudo, com a decisão do governador Ricardo Coutinho em retomar o processo seletivo ao CFS, vindo a ser efetivado no Centro de Educação que hoje é reconhecido nacionalmente por sua excelência no promover do saber e do conhecimento.

Sabemos das dificuldades enfrentadas pelos policiais para cumprir e finalizar mais uma etapa profissional. Passamos por grandes transformações sociais e a força policial precisa acompanhar tal desenvolvimento atuando no aqui e agora, ora como protagonista, ora como mediadora na diminuição dos desequilíbrios que emergem do crescimento da população atrelado ao aumento das desigualdades sociais assegurou o coronel Euller.

Compartilhar