Cavalaria comemora Dia Nacional da Equoterapia

Stand montado no Ponto de Cem Réis
Neste dia 09 de agosto, Dia Nacional da Equoterapia, a Polícia Militar da Paraíba, através da Cavalaria imlantou no Ponto de Cem Réis, um stand para mostrar a população a imprtância desta modalidade de terapia através do cavalo.

Neste dia queremos divulgar este importante método terapêutico e educacional que poucas pessoas conhecem.

O Centro de Equoterapia da Polícia Militar da Paraíba, funciona no Regimento de Polícia Montada “Coronel Calixto” sediado no Parque de Exposição Henrique Vieira Albuquerque de Melo, BR 230 – Km 26 – Bairro: Cristo Redentor, atendendo atualmente 36 (trinta e seis) praticantes entre policiais militares, bombeiros militares e policias civis, bem como seus parentes de primeiro e segundo grau que se enquadram nas patologias indicadas; fazendo com que os policiais tenham uma melhor qualidade de vida e realize um melhor serviço a sociedade Paraibana. A Equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicosocial de pessoas com deficiências e/ou necessidades especiais.

Nesse método o cavalo é utilizado como instrumento de trabalho (máquina terapêutica) onde faz com que o praticante realize movimentos tridimensionais verticais e horizontais, mesmo que involuntariamente em cima do dorso do cavalo, sendo levado a acompanhar os movimentos do eqüino e esses movimentos são únicos, sendo que nenhum outro equipamento ou aparelho consegue simulá-los.

A Equoterapia é indicada para crianças e adultos, em diversos casos, como paralisia cerebral, acidente vascular cerebral, trauma crânio encefálico, lesões medulares, síndromes, autismo, psicoses, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), deficiência visual, deficiência auditiva, fobias, estresse, entre outras necessidades especiais e patologias.É uma “terapia da alma”, tornando-se um portal de iniciação para a vida, resgatando esses indivíduos em seu universo físico, mental, psicológico e social, tirando os mesmos de ambientes hospitalares trazendo para outro em contato com a natureza de paisagem diversificada com muitas informações.

Desta forma um dos aspectos mais importantes desse tratamento é o que conscientiza o praticante de suas capacidades deixando para trás suas incapacidades. Onde o cavalo é utilizado como instrumento de trabalho, onde cada profissional aplica seus conhecimentos para alcançar os objetivos terapêuticos de forma lúdica e extremamente produtiva. Nesta terapia o praticante tem a capacidade de vivenciar muitos acontecimentos ao mesmo tempo no qual as ações, informações e reações são numerosas, chegando a desfrutar das emoções e sensações que tem direito.

Dessa forma são capazes de criar motivos suficientes para que eles próprios descubram novas formas de condutas que possam dirigir os seus objetivos, criando dessa forma vínculos de interdependência, pois quem se segura em cima de um cavalo, com certeza pode almejar independência maior, isso se chama autonomia.

A Equoterapia muda o universo dos seus praticantes, transmitindo bem-estar, autoconfiança, auto-estima, interesse com o mundo exterior, melhor relacionamento, afetividade , melhorando sua qualidade de vida e das pessoas que os rodeiam, através de atividades lúdicos desportivas, que tem o cavalo como instrumento terapêutico. É desenvolvida por uma equipe interdisciplinar, que possui os conhecimentos das patologias dos praticantes, de técnicas de equitação e dos efeitos da estimulação inerentes à equitação para os mesmos. Os profissionais são da área de saúde, educação e equitação. Atualmente contamos com: três Fisioterapeutas, duas Fonoaudiólogas, duas Psicólogas, três Instrutores de Equitação, uma Enfermeira e três Auxiliares Guia.

Compartilhar