COM PARCERIA E TECNOLOCIA: Polícia Militar fortalece atuação para enfrentamento ao desaparecimento de pessoas

O alto comando da Polícia Militar da Paraíba, além de oficiais e praças da instituição participaram, na manhã desta sexta-feira (29) do seminário “Atuação na Localização e Identificação de Pessoas Desaparecidas” realizado pelo governo do Estado e Ministério Público da Paraíba, em João Pessoa. Na ocasião foi lançado uma cartilha sobre prevenção e enfrentamento ao desaparecimento de pessoas, além de um protocolo sobre a atuação dos órgãos em caso de desaparecimentos.

O comandante-geral da PM, o coronel Sérgio Fonseca, destacou a importância do tema e o trabalho que a PM realiza na busca por pessoas desaparecidas já que a corporação é uma das primeiras a tomar conhecimento dos casos. “Hoje vivemos em um Estado em que não só os nossos policiais estão cada dia mais capacitados, mas também temos a tecnologia utilizada a nosso favor, algo que sem sombra de dúvidas, facilitará esse trabalho de localização de pessoas desaparecidas. Esse é um trabalho que julgo como um dos mais importantes de todos nós desse sistema de Justiça”, destacou o coronel Sérgio.

Evento aconteceu no auditório da sede do MPPB no Centro de João Pessoa

A tecnologia desenvolvida pelo Departamento de Inteligência da PM (DEINTEL), e que pode ajudar em tempo real no registro e busca de pessoas desaparecidas, foi destaque durante o seminário. “Nossa atuação nos 223 municípios, com patrulhamento permanente, aliado a soluções tecnologias que já estamos desenvolvendo, pode dar uma resposta rápida aos desaparecimentos, principalmente no que chamamos de ‘janela de ouro’ que são as primeiras horas após o registro do caso”, explicou o capitão Diógenes, do DEINTEL.

Ainda no evento, representantes das Forças de Segurança como Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Centro Integrado de Comando e Controle, além da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano e o próprio MPPB, expuseram os trabalhos que vêm desenvolvendo para coibir e enfrentar o desaparecimento de pessoas.

Soluções tecnológicas da PM foram apresentadas pelo capitão Diógenes (em destaque à dir.)

A cartilha virtual que aborda o tema e traz o fluxo de trabalho das instituições no atendimento dos casos, está disponível no link aqui.

Parceria fortalecida – A ocasião desta sexta-feira (29) foi presidida pelo procurador-geral de Justiça do Ministério Público, o promotor Antônio Hortêncio Rocha Neto, que destacou a importância das diversas parcerias entre o órgão ministerial e a PMPB. “A Polícia Militar estará sempre ao lado do Ministério Público, em todas as ações, porque somos instituições parcerias e sabemos que dentro do Estado Democrático de Direito a integração é fundamental para que possamos cumprir o nosso mister, que é servi ao povo paraibano, e sobretudo honrarmos essa grande tarefa”, asseverou o coronel Sérgio na abertura do evento.

Procurador-geral recebeu o Brasão da PMPB das mãos do coronel Sérgio, comandante-geral, e do coronel Ronildo, subcomandante da instituição.
A promotora de Justiça Liana Espínola Pereira de Carvalho, coordenadora do Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos, do MPPB, também foi homenageda pela PMPB.
Compartilhar