Polícia Militar capacita policiais para combate aos crimes ambientais

29 policiais militares iniciaram, na manhã dessa segunda-feira (09), o Curso de Policiamento Militar Ambiental (CPMA). O Curso, que acontece até a próxima semana, visa aprimorar conhecimentos técnicos dos policiais de diversas unidades e melhorar o desempenho das atividades de policiamento ambiental. Dois guardas civis municipais da região metropolitana também participam do curso.

A aula inaugural do CPMA aconteceu na manhã desta segunda-feira, no auditório no Centro de Educação, e contou com autoridades de órgãos ambientais e representantes das forças de segurança pública da Paraíba. “Essa qualificação é importante para capacitar o policial para ações de combate aos crimes ambientais, bem como apoiar os quadrantes de policiamento preventivo”, explicou o tenente-coronel Jobson Vinicius, comandante do Batalhão Ambiental (BPAmb). “Entre outras ações, vamos fortalecer o efetivo com conhecimentos técnicos para coibir, entre outros crimes, a caça predatória, que muitas vezes envolvem armas de fogo, e as ocorrências de perturbação de sossego, que são frequentes e agridem a população”, disse.

Ao todo, serão 09 disciplinas ministradas em 120 horas-aula de instrução. Os alunos passarão por aulas de Direito Ambiental aplicado à proteção da fauna, flora, recursos hídricos. Também serão lecionadas disciplinas operacionais que irão colaborar com as atividades de policiamento e fiscalização desempenhadas pelos policiais, como técnicas de policiamento ambiental terrestre e embarcado, tiro defensivo, e sobrevivência em ambiente de Mata Atlântica.

Outras capacitações – No mês passado, outra capacitação realizada pelo BPAmb habilitou 12 policiais militares para o combate aos crimes e infrações ambientais, e para realização de ações voltadas para defesa do meio ambiente no sertão do estado. O curso aconteceu na cidade de Patos com a 3ª Companhia do Batalhão.

Últimas ações do BPAmb – No domingo (08), o BPAmb apreendeu 25 animais silvestres que estavam sendo mantidos em cativeiro ilegalmente, autuou e embargou um evento esportivo de motocicleta e equipamento sonoro, em Solânea, e aplicou sete mil reais em multa.

Compartilhar