Comandante Geral participa de aniversário do 1º GPTE

Coronel Euller voltou à unidade militar após receber, em agosto de 2013, a a medalha do pacificador – honraria concedida pela Força Armada para homenagear as organizações militares e instituições civis que se tornaram credoras de homenagem especial do Exército.
Nas comemorações desta segunda-feira (28) foi a vez do Comandante do Policiamento Regional Metropolitano, coronel Jeferson Pereira, ser agraciado com uma comenda de amigo do Grupamento.
O 1º Grupamento de Engenharia, criado em 1955, é o Grande Comando de Engenharia com sede em João Pessoa-PB, responsável pelo apoio de Engenharia na região Nordeste tendo como subordinados: o 1º Batalhão de Engenharia de Construção, sediado em Caicó RN; 2º Batalhão de Engenharia de Construção, sediado em Teresina PI; 3º Batalhão de Engenharia de Construção, sediado em Picos PI; 4º Batalhão de Engenharia de Construção, sediado em Barreiras BA e o 7º Batalhão de Engenharia de Combate, sediado em Natal RN.
O Grupamento surgiu da necessidade de assegurar a conjugação dos esforços de três Unidades de Engenharia pioneiras: o 1º Batalhão Rodoviário e os 3º e 4º Batalhões Ferroviários, com sedes, respectivamente, em Caicó (RN), Campina Grande (PB) e Crateús (CE). Suas missões iniciais abrangiam a construção de rodovias e ferrovias e a execução de obras contra os efeitos da seca. Contudo, ao longo de sua história o Grupamento sofreu diversas modificações, tanto em sua organização como em seu dispositivo.
Na década de 70, o Grupamento passou a denominar-se 1º Grupamento de Engenharia de Construção e sofreu novas alterações em seu dispositivo. O 1º Batalhão de Engenharia de Construção foi transferido para São Gabriel da Cachoeira (AM) e subordinado ao 2º Grupamento de Engenharia de Construção, com sede em Manaus (AM). Os 3º e 4º Batalhões de Engenharia de Construção foram transferidos para Picos (PI) e Barreiras (BA), respectivamente, onde permanecem.