Polícia Militar finaliza mais um Curso de Polícia Solidária

Na oportunidade, o coronel Euller destacou o trabalho deste novo instrumento utilizado pela segurança pública que é o policamento solidário, bem como ressaltou que a confiança entre os órgãos de segurança pública e a sociedade é um dos pilares de sustentação de combate sistemático contra a criminalidade na Paraíba.
Na mesma solenidade, a Polícia Militar realizou uma homenagem ao secretário de Segurança e Defesa Social, Cláudio Lima, pela passagem do seu aniversário.
Emocionado pela surpresa, o secretário Cláudio Lima, enalteceu o esforço realizado pela Polícia Militar, além de afirmar que o trabalho de combate ao crime está sendo feito diuturnamente pelos órgãos estaduais de segurança pública.
A aula de encerramento do Curso foi ministrada pela líder comunitária, Abimadab Vieira, que falou na oportunidade sobre Mobilização Solidária. No evento ainda estavam presentes, o subcomandante geral da PMPB, coronel Francisco de Assis Castro, e o comandante da Região Metropolitana da capital, coronel Carlos Américo
A Secretaria Nacional de Segurança Pública em parceria com a
Secretaria Estadual de Segurança e Defesa Social e a Coordenação Estadual de Polícia Solidária, iniciou em todo o Estado da Paraíba o Curso Nacional de Promotor de Polícia Comunitária. O curso é destinado à capacitação de agentes públicos de segurança e defesa social e agentes comunitários
envolvidos com segurança pública, a fim de que suas ações sejam pautadas pela doutrina de polícia comunitária.
Para o TC Marcos Alexandre Sobreira, Coordenador Estadual de
Polícia Solidária, a difusão da filosofia solidária no Sistema de Segurança e Defesa Social, bem como reforçar a construção de uma cultura de segurança pública fundada nos paradigmas da modernidade, da inteligência, da informação e promover a integração dos órgãos de Segurança e Defesa Social com a comunidade buscando a melhoria da qualidade de vida das pessoas, tem sido os grandes objetivos do curso.
O CNPPC busca também criar condições ao aluno para desenvolver habilidades necessárias para facilitar o relacionamento entre os profissionais de segurança e a comunidade, utilizando práticas voltadas para identificar e resolver os problemas da comunidade, minimizando suas causas
e evitar que se transforme em problema de polícia, além de demonstrar a importância da proteção à dignidade humana e aos princípios de cidadania e da participação da comunidade nas questões de segurança pública.
Até o final do ano, a Coordenação Estadual de Polícia Solidária, visa capacitar 800 pessoas, entre policias, bombeiros, guardas municipais e pessoas da comunidade, número que superará os 421 do ano de 2011, visto que o Estado da Paraíba está em plena ascensão na aplicação da filosofia de uma polícia próxima do cidadão por meio da contínua política de implantação de Unidades de Policia Solidária UPS.