Operação Nômade é realizada no bairro de Mandacarú

Cerca de 350 homens da Polícia Militar da Paraíba participaram na manhã desta sexta-feira, dia 18, do lançamento de mais uma edição da Operação Nômade realizada no bairrode Mandacaru. O secretario de Segurança e Defesa Social Claudio Lima,o subcomandante geral da Corporação, coronel Francisco de Assis Castro,que representou o comandante geral da PMPB, coronel Euller de Assis Chaves, e o comandante da Região Metropolitana, coronel Carlos Américo, estiveram presentes.
O evento foi realizado em frente a Unidade de Policia Solidária de Mandacaru, e contou com presença de todas as modalidades de policiamento da Corporação.
Na oportunidade, o secretário Cláudio Lima parabenizou todos os policiais militares pelo trabalho realizado no combate ao crime, bem como enalteceu a diminuição dos índices de criminalidade em toda a Paraíba.
Conforme informações do subcomandante geral, coronel Castro, a Operação será realizada durante todo final de semana na região metropolitana da Capital, e tem como objetivo intensificar a prevenção e repressão de práticas delituosas, bem como apreender entorpecentes e objetos ilícitos, além de cumprir mandado de prisão.
O coronel Castro ainda informou que a Operação é desenvolvida simultaneamente em toda a Paraíba, e vem contribuindo de forma eficaz para a redução satisfatória dos índices de criminalidade. A Polícia Militar ocupou todas as áreas do bairro de Mandacaru.
Com a implantação da Operação Nômade semanalmente na Paraíba, os números mostram que realmente todos os índices de criminalidades vem diminuindo paulatinamente com o trabalho integrado das Polícias Civil e Militar. Segundo dados repassados pela Secretaria de Segurança e Defesa Social houve uma redução significativa em todas as modalidades de crimes como comprovamos abaixo:
Apreensão de drogas:
No primeiro trimestre foram encaminhados ao IPC 126,188 quilos de drogas. O número é quase o dobro dos 72,920 quilos que foi apreendido no mesmo período do ano passado. Ao longo de 2011, foi apreendida mais de meia tonelada de drogas.
Armas apreendidas:
Nos meses de janeiro e fevereiro, a polícia apreendeu 254 armas na Paraíba, 70% a mais do que no mesmo período do ano passado, quando foram retiradas de circulação 150 armas. Ao longo de 2011, foram apreendidas 2.179 armas no Estado.
Crimes Violentos Patrimoniais (CVP):
A polícia registrou queda consecutiva de CVP em João Pessoa. Entre o 5º e o 6º semestre de 2011 aconteceu uma queda de 23%. Entre último bimestre do ano e o primeiro de 2012 aconteceu mais uma queda, de 13%.
5º bimestre de 2011: 1.119 CVP
6º bimestre de 2011: 859.
Primeiro bimestre de 2012: 743 casos
Roubo a Banco: Os crimes contra instituições bancárias caíram 40% no primeiro trimestre do ano, em relação ao mesmo período do ano passado na Paraíba. Os roubos com explosões caíram 60%.
Crimes Contra Bancos:
1º trimestre de 2012: 12 e uma tentativa
1º trimestre de 2011: 20 e 5 tentativas
-Explosões:
1º trimestre de 2011: 15
1º trimestre de 2012: 6
Recuperação de Veículos:
Os roubos a veículos em João Pessoa caíram 12% em 2011 em relação a 2010. De 770 os registros caíram para 678. Dos roubados no ano passado, 44% foram recuperados.
No primeiro trimestre de 2012, 61% dos veículos roubados ou furtados em João Pessoa foram recuperados. Das 149 ocorrências, 92 resultaram na apreensão dos veículos.