Governo investe na área de Agricultura e Pecuária

No mesmo evento o comadante geral da Polícia Militar da Paraíba, coronel Euler de Assis Chaves, assinou um termo de coperação técnica entre a Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca- Sedap, e a Polícia Militar para desenvolverem o trabalho conjuntamente.
A entrega dos veículos, que atenderão os municípios onde há dificuldade de acesso aconteceu em solenidade no Palácio da Redenção. Segundo o secretário Marenilson Batista, os veículos foram adquiridos por intermédio de convênio firmado entre a Sedap e o Mapa. Um processo de seleção técnico foi realizado para escolher as localidades que receberão as caminhonetes, explicou.
O governador também assinará termos de cooperação e convênios com municípios para a abertura de escritórios da Defesa Agropecuária. O evento contará com a presença de representantes do setor produtivo paraibano, do Governo do Estado e do Mapa.
Área livre De acordo com Marenilson, as ações que estão sendo realizadas como a entrega de veículos e equipamentos, além da contratação de concursados, entre outras demonstram que o Governo do Estado está cumprindo todas as exigências do Mapa. É importante que o Estado esteja com a infraestrutura de defesa sanitária devidamente montada para conseguir a reclassificação, disse.
Para atender às exigências do Mapa, além de adquirir novos veículos e estruturar as Unidades Locais de Sanidade Animal e Vegetal (Ulsavs), o Governo contratou e treinou 67 técnicos para atuar na vigilância ou defesa agropecuária. Com as novas viaturas, a defesa vai intensificar a fiscalização do trânsito de produtos de origem animal e vegetal no Estado, disse o secretário executivo da Sedap, Rômulo Montenegro.
Os veículos entram em atividade a partir da próxima segunda-feira (26). O grande desafio da Defesa Agropecuária para 2012 será elevar o status sanitário de área livre da aftosa. A Paraíba, com todas essas ações que estão sendo realizadas, alcançará o objetivo, destacou o gerente executivo da Defesa Agropecuária, Rubens Tadeu.
Segundo Marenilson, a entrada de animais vindos de outros estados está sob forte fiscalização. Nas divisas da Paraíba, os postos de fiscalização já dispõem de técnicos plantonistas 24 horas, fiscalizando a entrada e a saída de animais e produtos de origem animal e vegetal. A Sedap está também revisando a legislação atual, para encaminhar propostas à Casa Civil do Governador.