6º Batalhão utilizará vigilância eletrônica em vias públicas

Na última quinta-feira (10/11), o comando do 6º Batalhão da PM, com sede em Cajazeiras, na pessoa do tenente-coronel Ronildo, lançou na cidade o Projeto PREVIU (Projeto de Vigilância Eletrônica das Vias Urbanas de Cajazeiras). O lançamento se deu na sede da CDL de Cajazeiras, com a presença de várias autoridades e de comerciantes da cidade.
O projeto é uma parceria do 6º BPM com o SINDIBENS (Sindicato do Comércio de Bens e Serviços de Cajazeiras) na pessoa do seu Diretor, Sr. Alexandre José Cartaxo da Costa, SCTrans (Secretaria Cajazeirense de Transporte e Trânsito) e da Prefeitura Municipal de Cajazeiras, recebendo ainda o apoio da Mega Engenharia, Câmara dos Dirigentes Lojistas, Associação Comercial e Industrial de Cajazeiras, Premium Autoserviços, Akemi Corretora de Seguros e Gráfica Editora Real.
Trata-se o projeto da instalação nas principais vias de Cajazeiras, de um sistema de monitoramento por câmera, funcionando 24 horas por dia, com as imagens sendo transmitidas via rede de fibra ótica em tempo real numa central de monitoramento que já se encontra instalada na sede do 6º BPM. A central possui joystick que direciona as câmeras para pessoas em atitude suspeita, podendo dar zoom de alta aproximação. Em sua fase inicial, foram instaladas câmeras nas Ruas Padre Manoel Mariano e Cel. Juvêncio Carneiro. Vez que o modus operandi dos arrombadores é invadir os imóveis pelo teto, os equipamentos foram posicionados em pontos elevados, acima dos telhados, facilitando a visualização de tal ocorrência.
O investimento será rateado entre o SINDIBENS, a Prefeitura Municipal de Cajazeiras (através do SCTrans) e o comércio instalado no local.
O lançamento contou com a presença do Vereador Marcos Barros (Presidente da Câmara Municipal), Marcos Tulio (Superintendente da SCTrans), do Coronel José de Almeida Rosas (Comandante do CPR II, Comando de Policiamento Regional II; representando o Exmº Sr. Comandante Geral da PMPB, Coronel Euller), do Major Lucena (representando o Secretario Chefe da Casa Militar, Coronel Chaves), do Dr. Gilson Telles (Delegado Regional), do Major BM Keoma (Comandante do 5º BPM), do Sr. Alexandre José Cartaxo da Costa (Diretor do SINDIBENS) e outras autoridades. Na oportunidade foi realizada simulação, onde através do monitoramento online, um militar à paisana atuando como suspeito foi localizado por uma câmera, que num zoom detectou a presença de uma arma à sua cintura e acionou uma viatura, sendo aquele rapidamente abordado e preso.
O Tenente-Coronel Ronildo tinha tal projeto em mente desde que assumiu o Comando. A meta dele e do SINDIBENS é implantar as câmeras em outras vias do centro comercial e num futuro próximo, estender até os bairros da cidade, para o que conta com o apoio do empresariado e de toda a sociedade cajazeirense.