Governador cria Guarda de Reserva da Polícia Militar

Durante a solenidade, o governador também fez a afixação de divisas oficializando a promoção de 69 subtenentes e sargentos da Polícia Militar. Participaram do ato o vice-governador Rômulo Gouveia, o secretário da Segurança, Cláudio Lima, o comandante da Polícia Militar, coronel Euller de Assis Chaves, o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Jair Carneiro de Barros, o procurador-geral de Justiça, Oswaldo Trigueiro, além de policiais da ativa e da reserva.
O governador Ricardo Coutinho ressaltou que essa é uma oportunidade singular na Polícia Militar por possibilitar que militares da reserva voltem à ativa protegendo o patrimônio público, fazendo guardas em determinados órgãos, presídios e executando ações administrativas nos quartéis. É uma forma de reabrir um mercado de trabalho que havia sido fechado e, ao mesmo tempo, possibilitando que policiais com desvio de funções estejam nas ruas promovendo a segurança e uma cultura de paz no Estado.
Ricardo pediu pressa na apreciação da matéria pela Assembleia para que possa sancionar a Lei e abrir imediatamente as inscrições dos interessando em participar da guarda da reserva. Ele agradeceu o empenho dos policiais militares e civis e garantiu que irá priorizar as promoções da polícia por mérito e merecimento.
O secretário de Segurança, Cláudio Lima, informou que após a inscrição os policiais passarão por uma seleção e um treinamento na Academia de Polícia Militar para voltar à atividade. O secretário informou que os militares interessados deverão se inscrever no Comando Geral da Polícia Militar. A solicitação desses policiais deverá ser realizada diretamente ao governador pelos órgãos que tenham a intenção de dispor do serviço, que ficarão responsáveis pelo pagamento do trabalho prestado através da chamada Bolsa Especial de Atividade Militar de Reserva, a ser disciplinada através de decreto pelo chefe do Executivo.
Os integrantes da Guarda Militar da Reserva receberão uma bolsa especial de atividade militar da reserva, fardamento e equipamentos, na forma da legislação específica; armamento e equipamento de proteção individual e a critério do órgão onde desempenham a função; alimentação e diárias e transporte, quando em deslocamento para a realização de atividades fora da sede.
O comandante da Polícia Militar, coronel Euller Chaves, destacou o caráter cidadão da guarda militar por beneficiar o cidadão com mais efetivo nas ruas e o militar da reserva recolocado no mercado. É uma ação positiva para a segurança do Estado. O coronel da reserva Ardenildo Morais destacou a importância da medida por possibilitar que as atividades de apoio sejam reforçadas com a experiência de profissionais que ao longo de uma vida se capacitaram e agora poderão dar esse retorno para o Estado e a sociedade e melhorar sua renda mensal.