Polícia Militar contabiliza mais de 1.600 resgates de animais este ano na Paraíba

Cobras, lagartos, jacarés, gaviões, preguiças e iguanas e estão entre os 1.613 animais resgatados, nos sete primeiros meses deste ano, na Paraíba. O Batalhão de Polícia Ambiental (BPAmb) informou o aparecimento dos bichos em ambientes urbanos pode ser atribuído a vários fatores e orienta que nesses casos a recomendação é ligar para o 190 e não tentar pegar jamais.

“Apesar de parecerem dóceis, muitas vezes até indefesos, esses animais podem surpreender quando se sentirem ameaçados e atacarem a pessoa que tente por conta própria pegá-los. Nossa orientação é que ligue para o 190, fique mantendo o contato visual e espere pelas equipes do BPAmb para que o resgate seja feito com segurança”, destacou o comandante do Batalhão de Polícia Ambiental, tenente-coronel Melquisedec Lima, que alertou para o fato de que matar os animais é crime.

No caso de cobras e jacarés, que são animais de “sangue frio” e geralmente aparecem em locais próximos de matas, o fator principal do aparecimento deles em ambientes urbanos é a mudança de clima que vem tendo, alternando em dias de chuva e de sol. Entre os animais resgatados, o mais ‘inusitado’ deste ano foi a espécie chamada Jupará, que apareceu na zona sul da capital. Ele é um mamífero noturno e se diferencia por ter uma cauda longa. O surgimento das outras espécies pode ter ligação com a ação do homem no ambiente em que vivem esses animais.

Para evitar isso, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPAmb) reforçou também o trabalho contra o desmatamento, tendo, até agora, apreendido 175 metros cúbicos de lenha extraída de vegetação nativa, que é mais do que o dobro apreendido no mesmo período do ano passado, que foram 47 metros cúbicos. Treze pessoas já foram presas e dezessete autos de infração aplicados.

Compartilhar