Produção acadêmica de policiais militares paraibanos cresce e ganha destaque em congressos nacionais e internacionais

O Centro de Educação da Polícia Militar da Paraíba tem sido um verdadeiro fomentador da produção acadêmica e a participação de profissionais da corporação tem sido cada vez mais destaque em congressos nacionais e internacionais.

Nacionalmente, de 29 de outubro a 1º de novembro deste ano, o X Seminário Internacional de Direitos Humanos, organizado pelo Núcleo de Cidadania e Direito Humanos da Universidade Federal da Paraíba, será coordenado por um policial militar paraibano, o capitão Fábio França, atual coordenador do Curso de Especialização em Segurança Pública (CESP) da PMPB. Ele também apresentará, juntamente com o capitão Rafael Araújo de Pontes, o trabalho “Reflexões Sobre o Fenômeno do Novo Cangaço no Brasil”, no XXXII Congresso Internacional Alas Peru, que acontecerá na primeira semana de dezembro, na capital peruana.

A produção acadêmica da Polícia Militar da Paraíba teve um grande marco em dezembro do ano passado, com o lançamento do livro “SEGURANÇA PÚBLICA E POLÍCIA: Relatos de pesquisa”, que inclui uma seleção dos melhores trabalhos do Curso de Especialização em Segurança Pública (CESP), organizado pelo Centro de Educação.

No próximo semestre será realizado mais um Curso de Especialização em Segurança Pública (CESP), com mais produção acadêmica, o que deve proporcionar continuidade dos destaques nessa área por parte dos policiais militares paraibanos.

CESP – É um curso que especializa os capitães para atuarem no planejamento e desenvolvimento do trabalho de gestão da segurança pública e faz parte do programa de pós-graduação da Polícia Militar da Paraíba. Os oficiais passam por 14 disciplinas, distribuídas em 430 horas/aulas.

Atualizado às 13h.