Turma pioneira da APMCB completa 28 anos

Responsável pela formação dos oficiais da Polícia Militar da Paraíba, a Academia de Polícia Militar do Cabo Branco firma seus passos unindo a história e o legado das turmas na construção da PM atual. É que nesse último dia 4 de fevereiro, a turma pioneira formada na Academia completou 28 anos de existência (foto acima – crédito: cel Almeida Martins).

De lá para cá, a APCMB formou mais de 800 oficiais para a Polícia da Paraíba e de diversos outros estados do país, através do Curso de Formação de Oficiais (CFO), que é o curso superior de bacharelado em segurança pública. A turma pioneira, que iniciou com 35 alunos-oficiais em 1991, terminou com 24 aspirantes-a-oficial, em dezembro de 1993.

Integrantes da turma de 93 que permanecem na corporação, ocupam hoje postos do oficialato superior.

Brasão da Academia: símbolos representam a vocação para a formação e dedicação em busca do conhecimento para a passagem da condição de Cadete para Oficial.

Ensino de referência – Atualmente, nos três anos letivos de CFO, os cadetes (antes, alunos-oficiais) passam por cerca de 100 disciplinas, em mais de 3 mil horas-aulas, que vão desde instruções práticas, como doutrina de policiamento ostensivo, tiro defensivo, educação física, até as teóricas, como Direito, administração, psicologia, língua estrangeira, gerenciamento de crises, primeiros socorros, entre outras.

A grade curricular do CFO segue as mais modernas diretrizes de educação em segurança pública, abordando também as temáticas de Direitos Humanos, abordagem sociopsicológica da violência e do crime, gestão e marketing institucional, análise criminal, gestão das atividades de comando e Estado-Maior.

Ao fim dos três anos letivos, o cadete é declarado aspirante a oficial e ingressa nas mais diversas unidades operacionais da PM na Paraíba. A APMCB está localizada no Centro de Educação, no bairro de Mangabeira, em João Pessoa.

Compartilhar