Polícia Militar divulga convocação para nova etapa do concurso do CFO

A Polícia Militar divulgou, no início da noite dessa última segunda-feira (5), o ato que convoca os candidatos do Curso de Formação de Oficiais (CFO), para a próxima etapa do processo de seleção. Agora, 150 candidatos, número que corresponde a cinco vezes o número de vagas do concurso, conforme preceitua o edital, realizarão o teste psicológico no próximo domingo (11). O ato foi divulgado no site da instituição, através do endereço eletrônico: http://www.pm.pb.gov.br/portal/informacoes/concursos/concursos-publicos/

O exame psicológico acontecerá no Centro de Educação da PM, no bairro de Mangabeira VII, na rua Dr. Francisco de Assis Veloso, sem número, em João Pessoa.  O horário de fechamento dos portões será as 08h30, com início do exame previsto para as 9h. Para a realização do exame psicológico, o candidato deverá portar caneta esferográfica azul ou preta, lápis preto nº2, e borracha, devendo ainda comparecer ao local da prova com o original do documento de Identidade, não sendo aceita cópia, ainda que autenticada, conforme estabelecido nos subitem 7.2.3, 18.7 e 18.8 do Edital do Certame.  Maiores informações estão disponíveis no ato de convocação, no edital do concurso, ou no site da corporação.

No último dia 28, a lista com a classificação dos candidatos foi divulgada no site da instituição. Neste ano, foram mais de 7.400 candidatos inscritos para as 30 vagas, sendo 25 destinadas ao sexo masculino, e 5 para o sexo feminino.

CFO – Curso superior de bacharelado em Segurança Pública, o CFO têm formado aspirantes para o primeiro posto do oficialato da Polícia Militar da Paraíba e de outras coirmãs no país. Em três anos letivos de Curso, os cadetes passam por cerca de 100 disciplinas, em mais de 3 mil horas-aulas, que vão desde instruções práticas, como doutrina de policiamento ostensivo, tiro defensivo, educação física, até as teóricas, como Direito, Administração, Psicologia, Língua Estrangeira, gerenciamento de crises, entre outras.

A grade curricular do CFO segue as mais modernas diretrizes de educação em segurança pública, abordando também as temáticas de Direitos Humanos, abordagem sociopsicológica da violência e do crime, análise criminal, gestão das atividades de comando e Estado-Maior.

Ao fim dos três anos letivos, o cadete é declarado aspirante à oficial e ingressa nas mais diversas unidades operacionais da Polícia Militar. Todos os anos, a PM realiza concurso para o CFO através do Exame Nacional do Ensino Médio.

Compartilhar