Gestores da Secretaria de Segurança de Pernambuco conhecem utilização de drones da PMPB

Uma comissão formada por gestores da Secretaria de Defesa Social (SDS) do estado de Pernambuco conheceu, na manhã da última terça-feira (19), a administração e os procedimentos que a Polícia Militar da Paraíba adota para utilização de drones nas ações policiais. A visita ocorreu no Quartel do Comando Geral, na Coordenadoria de Tecnologia da Informação da PM.

No encontro, a PMPB expôs os benefícios da utilização dos veículos aéreos não tripulados (VANTS) e também os procedimentos necessários e aspectos de planejamento e gestão para utilização da ferramenta nas ações policiais. De janeiro à setembro deste ano, a PM utilizou drones cerca de 60 vezes em operações, planejamento, e instruções. Segundo a comissão visitante, a Secretaria de Pernambuco está realizando estudos e propostas de normatizações para aquisição destas aeronaves, e para utilização delas na segurança pública.

“Sabendo que a PMPB já vem trabalhando com drones há dois anos, viemos conhecer a prática do uso do equipamento, quais foram as dificuldades encontradas no começo da implementação, os pontos exitosos, e vamos levar este conhecimento de volta para Pernambuco para nortear nossas ações”, disse o tenente-coronel Ivanildo Torres, do Gabinete de Gerenciamento de Crises e coordenador do grupo de trabalho da SDS, destacando o caráter positivo da vista.

Durante a visita, o capitão Luis Carlos Pantaleão, coordenador de Tecnologia da PMPB, afirmou que as ferramentas utilizadas pela corporação e o uso de drones têm se destacado entre as instituições policiais do país. “Constantemente recebemos visitas de instituições de outros estados e, nesta semana, foi a vez de Pernambuco. Neste momento de troca de informação e conhecimento com a Secretaria de Defesa Social, os órgãos se fortalecem e quem ganha com essa integração é a população”, frisou.

Compartilhar