PMs de Pernambuco conhecem protocolo de utilização de drones pela PMPB em visita técnica

Visita aconteceu no QCG, na última terça (12)
Policias militares de Pernambuco visitaram a Coordenadoria de Tecnologia da Informação da Polícia Militar da Paraíba para conhecer a aplicação do uso de drones em ações policiais. Durante a visita, os comandantes do 11º e 13º Batalhão daquele estado puderam aprender com as práticas inovadoras da PMPB no uso de veículo aéreo não tripulado para operações de manutenção da ordem pública, captura de fugitivos, cumprimentos de mandados de prisão e apoio aéreo em atividades de risco. A visita aconteceu na manhã desta terça-feira (12) no Quartel do Comando Geral.

Segundo o tenente-coronel Daniel Dias, comandante do 13º Batalhão da PMPE, o interesse em conhecer a utilização dos drones pela polícia paraibana surgiu após uma palestra proferida pelo coordenador de Tecnologia da PMPB, capitão Luis Carlos Pantaleão, em Pernambuco. “Buscamos aqui aprender com a expertise da polícia paraibana, que já vem utilizando esta ferramenta em operações, e estamos levando estas informações para o nosso comando. No setor da segurança pública queremos utilizar os drones no apoio às operações, serviço de inteligência e fiscalização de áreas ocupadas ilegalmente”, disse o coronel Dias.

Na oportunidade, o capitão Pantaleão frisou que outros profissionais da segurança pública também virão à Paraíba para conhecer como a Polícia Militar utiliza estes veículos aéreos em operações. “Nesta semana recebemos comandantes da PMPE e, na próxima, teremos aqui representantes da Secretaria de Defesa Social daquele estado. Os conhecimentos adquiridos na visita poderão ajudar na implementação do uso de drones em Pernambuco”, pontuou.

DADOS – De janeiro a setembro deste ano, a Polícia Militar utilizou drones cerca de 60 vezes em operações, planejamento e instruções. Em ação recente, a PM utilizou o veículo aéreo e conseguiu prender um suspeito de chefiar o tráfico de drogas em comunidade no bairro do Cristo Redentor, em João Pessoa. Durante a ação, o drone filmou quando o homem tentou fugir pelo telhado das residências, sendo pego em seguida pela PM.

Compartilhar