Governo entrega sistema de rádio digital para Segurança Pública

Entrega às forças de Segurança Pública aconteceu na manhã desta segunda-feira (19)
O governador Ricardo Coutinho entregou, nesta segunda-feira (19), equipamentos que fazem parte da primeira etapa de implantação do sistema de rádio comunicação digital para as forças de segurança do Estado. O sistema digital é composto por softwares e rádios (hand talks), além de outros equipamentos modernos e de última geração (Sistema Tetra) utilizados em países da Europa. Na ocasião, o governador também assinou um protocolo para a criação de um Laboratório de Soluções Inteligentes para a segurança pública em parceria com a Motorola Solutions Brasil.

Os equipamentos representam um investimento de R$ 33 milhões, em parceria com o Governo Federal. A tecnologia começa a funcionar, inicialmente, na região metropolitana de João Pessoa, proporcionando às Polícias Civil, Militar, Corpo de Bombeiros, Sistema Penitenciário e Departamento Estadual de Trânsito (Detran) uma comunicação segura e de qualidade. A vice-governadora Lígia Feliciano, auxiliares do Governo, deputados estaduais e representantes da área da segurança participaram do evento.

Na ocasião, o governador lembrou que o sistema representa um avanço essencial para o desempenho do trabalho das forças de segurança que terão mais rapidez na informação e nos resultados. “Esse é um passo importante para a segurança da Paraíba, saímos de uma espécie de Lambreta para uma Ferrari. Estamos qualificando a segurança através do sistema de rádio comunicação digital com uma das melhores tecnologias existentes no mundo. Esta é a primeira etapa que vai interligar cerca de 20 municípios da região metropolitana de João Pessoa. Isso vai possibilitar respostas mais rápidas por parte da segurança pública em função da cobertura do sistema. A Paraíba não tinha nenhuma cobertura segura, com este sistema 97% do Estado será alcançado pela tecnologia”, ressaltou.

Ricardo ainda destacou a relevância da assinatura do protocolo para a implantação de um Laboratório de Soluções Inteligentes voltado para a segurança. “Foi um pedido aceito pela empresa que ganhou a licitação, a Motorola, para trazer para a Paraíba um laboratório onde serão permanentemente produzidas soluções inteligentes em tecnologia para a área de segurança. Isso vai servir para a Paraíba e creio que para o Brasil”, observou.

O representante da Motorola Solutions Brasil, Alexandre Giarola, explicou que a tecnologia permite o desenvolvimento de diversas aplicações, como a utilização de GPS, dispondo da localização exata dos terminais. “A Paraíba terá em torno de 97% de cobertura, imune a interferência, o que vai permitir um serviço de alta qualidade, integrando as forças e possibilitando uma coordenação centralizada e uma melhoria no atendimento a população. O Governo do Estado está de parabéns por implantar essa tecnologia na Paraíba”, disse.

O sistema permite radiocomunicação criptografada, com 40 pontos de repetição, capaz de oferecer um sinal de qualidade e com alta disponibilidade para os órgãos operativos de Segurança Pública. Ao todo, serão entregues mais de 5.600 rádios, sendo 4 mil portáteis, 1.300 móveis e 332 fixos, com capacidade de expansão e uma tecnologia digital que permite fornecer localizações exatas.

De acordo com o secretário da Segurança e Defesa Social, Cláudio Lima, a polícia recebe do Governo do Estado um dos investimentos mais importantes porque se trata de uma ação estratégica essencial. “Este tipo de sistema é utilizado com êxito em países como Alemanha e França. Esses rádios digitais vão funcionar com segurança e muitas funções que vão ajudar a polícia no enfrentamento da criminalidade. Tenho certeza que para todos que fazem a segurança do nosso Estado esta ação é essencial. Nesta primeira etapa está sendo entregue a infraestrutura necessária para o funcionamento do sistema e cerca de 1500 rádios digitais”, afirmou.

“Com estes rádios digitais podemos nos comunicar rapidamente com várias cidades, já nessa primeira etapa e, em breve, com toda a Paraíba. A utilização de tecnologias avançadas contribui para o nosso trabalho e a para a promoção da paz social”, disse o comandante geral da Polícia Militar, coronel Euller Chaves.

O comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Jair Carneiro, lembrou que este sistema vem reforçar a relevância da integração das forças de segurança do Estado. “É um momento histórico para as forças de segurança da Paraíba. A integração dos órgãos de segurança é fundamental e este sistema vem somar e contribuir para o melhor desempenho do nosso trabalho”, comentou.

O delegado geral adjunto da Polícia Civil, Isaias Gualberto, também ressaltou a importância da aquisição desse novo sistema para o trabalho da segurança. “A comunicação deste sistema é toda criptografada, o que impede o acesso de criminosos a informações, tornando mais seguras as ações e investigações em curso no nosso Estado. Estamos bem à frente de outros estados em relação ao uso dessa tecnologia para as forças de segurança”, frisou.

Compartilhar