PM realiza aula inaugural do Curso de Operações e Sobrevivência em Área de Caatinga – COSAC/2016

A turma conta com 45 alunos dos estados da Paraíba, Rio Grande do Norte, Bahia e ainda do Paraguai. (Foto: SD PM Wagner VARELA)
A Polícia Militar, por meio do Centro de Educação da PMPB, realizou, nessa sexta-feira (11), a aula inaugural do Curso de Operações e Sobrevivência em Área de Caatinga – COSAC/2016.

A abertura oficial do evento foi feita pelo Subcomandante da PMPB, coronel Almeida Rosas. A solenidade contou ainda com as presenças do Diretor de Educação, coronel José Ronildo e do Diretor de Saúde, coronel Fábio. Prestigiaram ainda o evento diversos oficiais e praças da PMPB além de alunos do curso de formação de soldados e também os capitães Evandro Guimarães e Winston de Santana, da Polícia Militar de Alagoas. Os dois foram alunos do COSAC durante a edição do curso ocorrida no ano de 2002.

Foi ministrada uma palestra pelo major da polícia militar de Pernambuco, André Carneiro de Albuquerque. O oficial que é mestre em história pela UFPB, explanou sobre o tema ” A dinâmica da ação das tropas volantes e suas relações com o trabalho policial no sertão nordestino no espaço contemporâneo”.

O curso, que conta com 45 alunos dos estados da Paraíba, Rio Grande do Norte, Bahia e ainda do Paraguai, terá a duração de 396 horas/aula. Serão ministradas instruções como Estudo do ambiente operacional de caatinga, Operações Helitransportadas, Elementos Sociais do Nordeste, entre outras.

Segundo o capitão Werick, coordenador do Curso, o objetivo do COSAC é preparar os policiais para atuarem no perímetro rural, sobretudo nas áreas de caatinga. “Além de habilitar os policiais para atuarem na caatinga, o curso também visa capacitá-los para o enfrentamento a grupos criminosos que agem nestas áreas atuando em assaltos e explosões a caixas eletrônicos”, pontuou o oficial.

Compartilhar