Governo do Estado monta esquema especial para acompanhar passagem da tocha olímpica pela Paraíba

Reunião para estabelecer diretrizes de segurança do revezamento
As Forças de Segurança da Paraíba prepararam um esquema especial de policiamento para acompanhar a passagem da Tocha Olímpica pelo Estado. Durante toda a trajetória, que vai abranger sete municípios paraibanos, o revezamento do principal símbolo dos Jogos Olímpicos será monitorado e acompanhado de perto por agentes de segurança especialmente treinados para o evento.

Participam da organização do evento na Paraíba as Polícias Militar, Civil, Corpo de Bombeiros e ainda o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Polícia Rodoviária Federal, Forças Armadas, representantes de secretarias e órgãos de trânsito de prefeituras por onde a tocha vai passar.

“Diversos órgãos federais, estaduais e municipais estão fazendo parte do planejamento desde o mês de abril, com reuniões periódicas, a fim de ultimar os preparativos para o evento, a exemplo do que aconteceu nessa segunda-feira (30). É importante frisar que haverá um Centro de Comando e Controle na Secretaria da Segurança, para mitigar e solucionar de forma rápida quaisquer intercorrências.”, explicou o delegado geral adjunto de Polícia Civil da Paraíba, Isaías Gualberto, que é coordenador regional de segurança do revezamento da tocha no Estado.

Na Paraíba, a tocha deverá percorrer os municípios de Pedras de Fogo, Itabaiana, Campina Grande, Guarabira, Sapé, João Pessoa e Mamanguape. De acordo com o roteiro definido pelo Comitê Organizador das Olimpíadas 2016, as Forças de Segurança da Paraíba recepcionarão a chama olímpica em solo paraibano às 11h30 da próxima quinta-feira (2), advinda do estado de Pernambuco. A passagem da tocha deverá acontecer na BR-101, à altura do Posto Fiscal de Cruz das Almas, na divisa dos Estados de Pernambuco e Paraíba.

Já no sábado (4), às 9h10, a chama deverá deixar o solo paraibano e será entregue às Forças de Segurança do Rio Grande do Norte. A passagem deverá acontecer no Posto Fiscal do Guaju, na BR-101, no município de Mataraca, que fica na divisa dos Estados da Paraíba e Rio Grande do Norte.

O Plano de Ação definido pelo Comitê das Olimpíadas inclui o emprego de motociclistas das instituições de Segurança Pública, de acordo com a demanda e a complexidade local. Nos trechos de rodovias federais a Polícia Rodoviária Federal disponibilizará meios de suas superintendências regionais. Já nos trechos em que o comboio atravessará os perímetros urbanos as polícias militares desempenharão esta atividade com os meios disponíveis e pessoal especificamente treinado.