Projeto beneficia crianças de toda Paraíba

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) é um programa educativo desenvolvido e aplicado pela Polícia Militar, com a finalidade de promover a integração entre a polícia, a escola e a família, para juntos enfrentarem a problemática das drogas e da violência.

Crianças de toda Paraíba têm sido beneficiadas com o Programa, já que o PROERD possui policiais capacitados para atuarem em todo o Estado.

Um dos projetos realizados pelo PROERD é a “Ronda PROERD”, ação pioneira na Paraíba, onde são realizadas visitas em escolas da rede pública de ensino, disponibilizando instrutores que atuam exclusivamente na aplicação de aulas e palestras do PROERD, a fim de diagnosticar possíveis problemas estruturais que possam incidir sobre a segurança da comunidade escolar.

Na capital, trinta e nove escolas são atendidas pelo projeto, com mais de 2.000 crianças e adolescentes alcançados. Bons resultados têm sido apresentados, sobretudo, acerca da integração entre alunos, professores, diretores e policiais.

Neste mês, em uma das ações realizadas pela “Ronda PROERD”, o soldado John Marques, que ministrava aula na Escola Índio Piragibe no bairro de Mangabeira, relatou o quanto é gratificante o trabalho que vem sendo feito: “Depois de mostrar um vídeo de reflexão, eis que para minha surpresa um jovem com necessidades especiais levantou-se e disse: “dê-me um abraço e fique de joelho que o espírito santo mandou te abençoar”. No começo os presentes acharam engraçado, mas logo todos estavam orando. Em um mundo onde somos bombardeados por notícias ruins o tempo todo, é recompensador saber que levamos um pouco de mensagem positiva e esperança para as pessoas”, relatou Marques.

Compartilhar