Governo implanta Base da Força Tática da Polícia Militar e Núcleo de Homicídios da Polícia Civil

Inauguração da Base da Força Tática e do Núcleo de Homicídios
A população do Litoral Norte da Paraíba passou a contar, a partir desta sexta-feira (13), com duas novas estruturas de Segurança Pública. O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Segurança e da Defesa Social (Seds), inaugurou na cidade de Capim um Núcleo de Homicídios de Polícia Civil e uma nova base da Força Tática da Polícia Militar. Ambas as unidades fazem parte da 7ª Área Integrada de Segurança Pública (Aisp) e vão funcionar lado a lado, no Centro do município.

Para o delegado geral de Polícia Civil, João Alves, a integração entre o Estado e o município para a presença da Polícia na localidade foi essencial para a instalação das unidades policiais na cidade. “É uma satisfação instalar essa unidade especializada em Capim e sem a visão do executivo municipal não poderíamos realizar esse projeto. A decisão administrativa da instalação do Núcleo na cidade, por parte da 1ª Superintendência de Polícia Civil, que tem à frente o delegado Marcos Paulo Vilela, também foi acertada. E só quem ganha com esse trabalho conjunto é a população”, afirmou.

“Esse é um exemplo de que a vontade é mais importante do que os recursos. Com vontade se pode fazer mais pelo povo e foi isso que aconteceu, por meio da articulação entre os poderes executivos do município e do Estado. A parte mais importante da Segurança Pública é a valorização do ser humano. O que a sociedade quer é a presença e a resposta da Polícia, ser bem atendida, como acontece agora com a base da Força Tática e o Núcleo de Homicídios sediado na Delegacia Municipal de Capim”, destacou o secretário da Segurança e da Defesa Social, Cláudio Lima.

O prefeito de Capim, Edvaldo Freire, elogiou a instalação dos equipamentos. “Capim é o menor município do Vale do Mamanguape, mas tem conseguido estabelecer diálogo com a Secretaria da Segurança, desde o início da gestão. Hoje as estruturas estão aqui e estão sendo entregues. Não são nossas, mas sim da população”, enfatizou.

Funcionamento – O Núcleo de Homicídios funciona no prédio da Delegacia Municipal de Capim e tem como atribuição investigar Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) – homicídios dolosos e outros crimes dolosos que resultem em morte – nos 12 municípios abrangidos pela da 7ª Delegacia Seccional de Polícia Civil, com sede e Mamanguape, que compõe a 1ª Superintendência de Polícia Civil juntamente com Litoral Sul e Região Metropolitana de João Pessoa.

A Base da Força Tática vai trabalhar com cinco policiais e duas viaturas que vão fazer o patrulhamento da área. De acordo com o capitão Alberto Filho, comandante da 2ª Companhia Independente de Polícia Militar de Mamanguape, a ideia de montar a base do lado do Núcleo de Homicídios se deu pela necessidade de unir as duas polícias e assim fortalecer o trabalho de combate ao CVLI.

O titular da Delegacia Seccional, Walter Brandão, ressaltou que o funcionamento das estruturas de Segurança Pública vai proporcionar a intensificação dos trabalhos preventivo, ostensivo e de repressão qualificada realizados pelas forças policiais. “A integração tem gerado bons resultados. No dia 29 de outubro realizamos a operação ‘Halloween’, com prisões e apreensões de drogas. Ontem, menos de 15 dias depois, tivemos outra operação conjunta também com duas prisões, apreensões de armas, munições. Uma quadrilha foi desarticulada. Hoje todos os homicídios da região do Vale do Mamanguape estão esclarecidos”, destacou Brandão.