Polícia Militar divulga calendário de cursos do CHC, CHS e CASP

A Polícia Militar divulgou, no boletim 021, o calendário dos Cursos de Habilitação de Cabos (CHC) e de Sargentos (CHS), além do Curso de Aperfeiçoamento em Segurança Pública (Casp). Os três são requisitos para a promoção de soldados, cabos e sargentos da instituição. O Governo do Estado autorizou a abertura dos cursos como forma de manter a política de valorização e ascensão profissional na Polícia Militar.

O diretor do Centro de Educação, coronel Marcos Alexandre Sobreira, informou como serão as turmas. “Em março começa o Casp, em abril uma turma do CHC e uma do CHS e no segundo semestre mais duas, também do CHC e CHS”, detalhou.

As inscrições serão realizadas neste mês de fevereiro. A abertura dos cursos garante condições para que os militares possam alcançar as promoções para cabo, 3º sargento e 1º sargento, de acordo com cada graduação.

Nos últimos quatro anos, foram promovidos 3.913 policiais da qualificação de praças. Um estudo realizado na intranet (rede interna) da Polícia Militar aponta que nos últimos 10 anos (2004 a 2014) foram promovidos 5.863 policiais desta qualificação, sendo 1.950 até 2011 e 3.913 nos últimos quatro anos. Para se ter uma ideia, em 2006 a corporação chegou a fechar o ano com apenas 98 praças promovidos, realidade diferente da registrada no ano passado, que fechou com 2.330 promoções concedidas.

Os cursos – Os soldados para serem promovidos a cabo, por tempo de serviço, têm como um dos requisitos o curso de habilitação para cabos, com duração de 356 horas/aula, distribuídas em 16 disciplinas. O mesmo critério é adotado para os cabos antes de serem promovidos a sargentos, onde passam pelo curso de habilitação para sargentos, com uma carga horária de 256 horas/aula. Já os 2º Sargentos, para serem promovidos para 1º Sargento, precisam passar pelo Curso de Aperfeiçoamento em Segurança Pública (Casp), que possui uma carga horária total de 604 horas/aula.