Polícia Militar expõe museu e Proerd no ‘maior São João do Mundo’

Stand da Polícia Militar montado no Parque do Povo em Campina Grande. (Foto:Wagner Varela)
Uma viagem nos 182 anos da Polícia Militar da Paraíba, contada através de fotografias, uniformes do começo do século XX e um dos fuscas da frota utilizada na década 70 fazem parte do acervo do museu itinerante, que foi instalado no Parque do Povo, em Campina Grande, e ficará exposto durante os 30 dias dos festejos juninos do local.

Além da parte histórica, o stand da Polícia Militar mostra também um dos programas sociais mais bem sucedidos da corporação: O Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd), que já beneficiou mais de 100 mil crianças e adolescentes na Paraíba. Alguns das atividades desenvolvidas nas escolas pelo programa estão sendo mostradas e a ‘garotada’ poderá participar de brincadeiras e oficinas de pintura durante a visita.

Segundo o Coordenador de Comunicação Social e Marketing da Polícia Militar, major Cristóvão Lucas, o stand foi montado com o objetivo de aproximar mais a polícia da população. “Além de realizar o policiamento das pessoas que estão na festa, estamos no evento também para manter um diálogo de aproximação com a população de Campina Grande e com os turistas, mostrando um pouco da história da Polícia Militar da Paraíba e dos projetos solidários que desenvolvemos ao longo do ano”, explicou, reforçando o convite para as pessoas visitarem o stand.

Um dos uniformes que está sendo exposto é o que foi utilizado pelo patrono da Polícia Militar da Paraíba (PMPB), o coronel Elísio Sobreira, confeccionado todo em tecido Brim, combinado com botas de cano alto. A roupa foi feita para se adaptar ao clima seco e a vegetação da caatinga do Sertão paraibano, onde a instituição mais atuou na época para combater os conflitos e revoluções, recorrentes no começo do século passado.

Compartilhar