Polícia Militar inicia Curso de Formação de Oficiais 2014

Novos cadetes do Curso de Formação de Oficiais PM e BM 2014. (Foto:Wagner Varela)
A Polícia Militar da Paraíba (PMPB), por meio do Centro de Educação, iniciou, esta semana, a formação de 51 candidatos aprovados e convocados no último concurso para o Curso de Formação de Oficiais PM e BM (Bombeiros) 2014. Do total de alunos, 36 integram a turma de alunos cadetes da primeira corporação e outros 15 do Corpo de Bombeiros. Durante cerca de uma semana, os novos cadetes passam por um período de adaptação ao curso, que teve início oficialmente na última terça (19).

Conforme o comandante da Academia de Polícia Militar do Cabo Branco, Major Barros Silva, os primeiros dias de curso são focados no reconhecimento, por parte dos alunos, da rotina acadêmica militar, que difere das graduações das universidades convencionais. “Eles vêem toda a base da hierarquia, disciplina e simbologias que constroem as duas corporações”, disse Barros, ao explicar que no período de adaptação, que acontece em sistema de internato, as turmas das duas corporações realizam as instruções em conjunto.

“Para que eles possam se fortalecer enquanto turmas e lembrar que durante a carreira estarão trabalhando em equipe”. Após os primeiros dias, nos quais os alunos são submetidos a estímulos diversos que fazem parte do dia a dia da profissão, as turmas são separadas para dar seguimento ao currículo específico de cada instituição.

No geral, são três anos de Curso de Formação de Oficiais, com qualificação final de nível Superior. Os PMs, são formados como bacharéis em Segurança Pública, enquanto os BMs recebem a titulação de Engenheiros de Segurança Contra Incêndios e Pânico.

Durante a qualificação, os alunos vêem disciplinas relacionadas ao militarismo e outras inerentes às profissões: desde o atendimento de ocorrências simples, às mais complexas em gerenciamento de crise. Há uma base de Direitos e conhecimentos de todos os armamentos e equipamento de cada instituição. Segundo o major Barros, após quatro a seis meses de formação começam os estágios com serviços de rua. “Período em que os cadetes já podem andar fardados”, contou.

A carreira – O ingresso no Curso de Formação de Oficiais se dá na graduação de praça especial, como cadete. Ao término do curso, com aproveitamento, o concluinte é declarado aspirante a oficial PM. Após o estágio probatório, de no mínimo seis meses, o PM é promovido ao posto de 2º tenente, ingressando no Quadro de Oficiais Combatentes da PMPB.

Durante todo o curso, o aluno tem direito a uma bolsa, que varia de R$ 1.419,35, no primeiro ano de formação, até R$ 1,843,78, no terceiro e último ano. Após a conclusão, o aspirante a oficial receberá R$ 4.121,44, valor que chegará a R$ 5.156 quando da promoção ao posto de 2º tenente.