Candidatos ao CFO devem se inscrever no ENEM até segunda (27)

As provas do CFO passarão a ser também pelo ENEM
Os candidatos que vão concorrer a uma das vagas do curso de formação de oficiais da polícia militar têm até esta segunda-feira (27) para se inscreverem no Exame Nacional do Ensino Médio (ENME), que será a prova utilizada pela instituição como etapa teórica do concurso. As inscrições do CFO serão feitas em dois momentos, um agora no ENEM e outro na polícia militar quando for lançado o edital, que vai trazer informações sobre o número de vagas disponíveis para este ano, exames de saúde, físico, psicológico e de apresentação das documentações – fases seguintes do certame.

O Coordenador de Comunicação da Polícia Militar, Major Gilberto Felipe, lembrou que quem perder o período de inscrição do ENEM automaticamente estará fora da seleção para o CFO deste ano. “Porque assim como a UFPB nós passamos a adotar o ENEM como prova para o ingresso no CFO, mas com uma diferença, a UFPB utilizará a nota do ENEM para inscrever os candidatos no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), enquanto nós utilizaremos a nota do exame como forma de classificação dos candidatos que estão inscritos no edital da PM, que deve ser divulgado até agosto. Dessa forma é obrigatória agora a inscrição no ENEM para nos próximos meses realizar a inscrição na PM”, explicou.

As mudanças aconteceram após a Universidade Federal da Paraíba decidir, no último dia 13, durante reunião do Conselho Superior de Ensino e Pesquisa e Extensão (Consepe), extinguir o Processo Seletivo Seriado e adotar em 100% o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como a prova para o ingresso na instituição.

Após a decisão, oficiais da polícia militar se reuniram várias vezes e no último dia 16 decidiram acompanhar a mudança da UFPB e adotar também o ENEM como a prova em que os candidatos obrigatoriamente terão que se submeter para obter a classificação para uma das vagas oferecidas este ano para o Curso de Formação de Oficiais da PM.

Inscrições – Os candidatos devem se inscrever até as 23 horas e 59 minutos no site oficial do exame, disponível no endereço eletrônico http://enem.inep.gov.br. Lá é necessário informar vários dados escolares e socioeconômicos, tanto pessoais quanto relativos ao grupo familiar. Os campos são de preenchimento obrigatório. É preciso também fazer algumas escolhas no ato da inscrição do Enem 2013, como a opção de língua estrangeira (inglês ou espanhol), além do local (Estado e cidade) de realização das provas. A taxa de inscrição do Enem 2013 é de R$ 35,00.

Cronograma do ENEM:

Pagamento das inscrições: Até 29/05
Taxa de Inscrição: R$ 35
Datas das provas: 26/10 (Ciências humanas e ciências da natureza) ; 27/10 (Linguagens, matemática e redação)
Horário das provas: 1º dia das 13h às 17h30 e no 2º dia das 13h às 18h30.
Divulgação do gabarito: Até dia 30/10

Compartilhar