Mais 61 turmas foram formadas no Proerd em João Pessoa

Cerca de 500 crianças participaram da solenidade de formatura na Estação Ciências (Fotos: Werneck Moreno)
Em uma solenidade empolgante, a Polícia Militar da Paraíba oficializou a formatura de quase duas mil crianças no Programa Educacional de Resistências às Drogas e à Violência (Proerd). O evento, que contou com a presença de 500 beneficiários (que representaram os demais) de sete escolas municipais de João Pessoa, aconteceu na Estação Cabo Branco, Ciências, Cultura e Artes – no bairro de Altiplano, nesta quarta-feira (27).

A coordenadora do Estado Maior Estratégico da PM, coronel Christiane Wildt,esteve presente e representou o comandante geral, coronel Euller Chaves.

Na ocasião, as crianças puderam vibrar com o mascote do Proerd, o leão Dare, e assistir a apresentações culturais que discutiam a temática das drogas. “Aprendemos muito sobre as drogas, os tipos, os perigos e a resistência que devemos ter a elas. Agora nos sentimos mais seguras para lidar com as situações diversas”, contaram Mylena Borges, 10 anos, e Layza Mariah, 10, durante a formatura no Proerd.

Elas passaram por quase três meses de curso, ministrado através de dez lições que incluem disciplinas relacionadas aos malefícios do Cigarro, da Maconha, Cocaína e do Crack; além do Bullying e das ‘Gangues’. Ao final das aulas, que aconteceram em encontros semanais, os alunos puderam receber, em clima de festa, o certificado de conclusão do Proerd.

“Não é só passar informação para as crianças, mas conscientizá-las, mostrando os perigos dos entorpecentes e como eles podem dizer ‘não’ a tudo isso de forma educada. É um trabalho de cidadania, no qual também mostramos as crianças que elas precisam respeitar a si mesmo e também aos outros”, comentou a coordenadora estadual do Proerd, a capitã Polyanna Laura.

Segundo ela, só este ano, mais de 20 mil alunos estão sendo formados no programa de resistência às drogas, oriundos de escolas públicas e privadas. Nos 12 anos de funcionamento do programa, esse número passa dos 90 mil beneficiários, em mais de 50 cidades do Estado. No total, o programa tem quatro currículos, divididos para as seguintes séries (1º ao quarto ano; 5º ano; 7º ano e Proerd para os pais e funcionários das escolas).

Capacitação

Para atuar no Proerd, o policial militar passa por um curso de qualificação técnica-pedagógica especial, promovido pela corporação paraibana. Seguindo as diretrizes nacional do Proerd, são três níveis de formação profissional. Há o Instrutor, que trabalha diretamente com as crianças e adolescentes; o Mentor, responsável pela formação e acompanhamento dos instrutores e, acima desses, o Máster (capacitação para formar mentores e planejar a aplicação do programa).

No Estado, a polícia conta com 180 instrutores formados e na ativa, dos quais 27 deles também têm qualificação de Mentor e quatro são Máster.

Como aderir

As escolas que desejarem receber o Proerd podem fazer o requerimento através dos Conselhos Regionais de Ensino Municipal ou Estadual ( no caso das escolas públicas) ou diretamente ao programa, por meio de ofício ao Comando Geral, localizado no Centro de João Pessoa. Mais dúvidas e informações também podem ser obtidas através do telefone 3262-3580 ou pelo e-mail proerdparaiba@gmail.com.