Polícia desarticula esquema de extração ilegal de areia

Os caminhões apreendidos estão na sede do 8º Batalhão
Uma operação conjunta entre as Polícias Militar e Civil desarticulou um esquema de extração irregular de areia no leito do Rio da Paraíba. A ação, que contou com o apoio da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), foi desencadeada na madrugada desta quarta-feira (9), na cidade Salgado de São Félix (no Agreste do Estado) e resultou na apreensão de 13 caminhões e um trator, além de aproximadamente 190 toneladas de areia que estavam já carregadas nos veículos no momento do flagrante.

Conforme o comandante do 8º Batalhão, tenente coronel Sérgio Linhares, os motoristas dos veículos foram atuados administrativamente em um valor que varia de R$ 3 a R$ 9 mil. Todos os veículos foram levados para a sede do Batalhão, no município de Itabaiana, onde permanecerão até o cumprimento das medidas cabíveis.

“A gente já vinha monitorando a área há alguns meses, mas os infratores tinham mudado a forma e o horário que realizavam a extração, a fim de burlar a fiscalização. No entanto, o serviço de inteligência da unidade e da Polícia Civil conseguiu detectar o ‘modus operandi’ e realizar o flagrante”, contou Linhares. Ainda segundo ele, todos os infratores são oriundos de Pernambuco e seriam de empresas diferentes. Todo o procedimento administrativo agora segue no âmbito da Sudema.