Governo forma novos PMs e garante reforço do efetivo

Solenidade de formatura teve a presença do vice-governador do Estado, Rômulo Gouveia, do comandante geral da PM, coronel Euller Chaves, entre outras autoridades civis e militares (Fotos: Ricardo Sérgio)
O Governo do Estado formou mais 272 policiais militares para reforçar o efetivo em várias cidades paraibanas. Com esses, já são mais de 800 novos soldados nomeados em pouco mais de dois anos e meio. Os PMs passaram por uma preparação que durou dez meses, com aulas práticas e teóricas, que contou ainda com a capacitação no curso de Polícia Comunitária – que trabalha a filosofia de uma polícia mais próxima do cidadão.

Em João Pessoa, a solenidade de formatura dos 91 policiais militares formados no Centro de Educação da PM foi realizada nessa quinta-feira (11), no ginásio de esportes ‘O Ronaldão’, e contou com a presença do vice-governador Rômulo Gouveia, representando o governador Ricardo Coutinho.

Ele deu as boas-vindas aos novos policiais e destacou o momento em que eles ingressam na PM. “Este governo tem adotado medidas para aproximar cada vez mais a polícia da sociedade no papel de verdadeiros pacificadores sociais e isso é fruto do processo de formação que os policiais militares têm recebido. Estamos investindo em estrutura, capacitação, promoção e valorização para que cada um que integra a Polícia Militar acredite nela e possa retribuir à sociedade paraibana que almeja e deseja uma segurança cada vez melhor”, frisou.

Para o comandante geral da polícia militar, coronel Euller Chaves, o processo de formação é fundamental para a construção de uma segurança pública melhor. “Sabemos dos frutos dessa construção dos conhecimentos adquiridos e agora os novos soldados serão cobrados pela sociedade que espera por eles para o exercício do dever, da legalidade e da cidadania como pacificadores de conflitos inerentes à profissão”, lembrou.

Campina Grande – Os novos 73 homens e mulheres da Polícia Militar participaram de uma solenidade no ginásio ‘O Meninão’. A formação desses policiais foi realizada na sede do 2º Batalhão, com estágio prático no policiamento da própria cidade, onde os alunos (na época) sob a supervisão de um graduado receberam instruções sobre diversas situações da atividade policial.

Nessa quinta-feira (11) ainda foi realizada a formatura dos 48 novos soldados formados na sede do 4º Batalhão, em Guarabira. Eles irão reforçar o efetivo no Brejo Paraibano.

Estão previstas, para a próxima semana, as formaturas dos policiais das cidades de Patos e Cajazeiras. Os novos integrantes da Polícia Militar passam a atuar imediatamente nos Batalhões operacionais da região metropolitana de João Pessoa, Campina Grande, Guarabira, Patos e Cajazeiras.

Homenagem – A turma de soldados da Capital recebeu o nome do 3º sargento PM Michel Márcio da Silva Nascimento, que foi vítima de um acidente no dia 2 de fevereiro deste ano durante rondas policiais no bairro de Mangabeira, na Capital. A moto em que ele vinha foi atingida por um carro. A perícia constatou, através do teste de bafômetro, que o causador do acidente havia bebido. Michel era soldado, mas depois foi promovido a Cabo pelo critério de tempo de serviço. O Governo ainda concedeu mais uma promoção em reconhecimento ao trabalho prestado à sociedade e o policial passou a ocupar a graduação de 3º Sargento da PM.

A formação – Em pouco mais de dois anos e meio, já são mais de 800 novos policiais militares nomeados pelo Governo para reforçar o policiamento ostensivo e a manutenção da ordem pública. Antes de atuarem nas ruas, os policiais recebem instruções nas áreas de Direitos Humanos, Direito aplicado à atividade policial, defesa pessoal, tiro defensivo, doutrina de polícia ostensiva e outros assuntos que somados chegam a mais de mil horas de aprendizado, distribuídos em 32 disciplinas. No período do curso, os alunos soldados são beneficiados com uma bolsa no valor de um salário mínimo, alojamento e alimentação.