UPS do Multirão desenvolve projetos e aproxima polícia da comunidade

Integração e oportunidade vem sendo a marca do projeto
Trinta e cinco crianças e adolescentes do bairro do Multirão, em Campina Grande, estão comemorando a oportunidade de apreender a tocar um instrumento musical, através do projeto ‘uma nota solidária’ – desenvolvido pela Unidade de Polícia Solidária do bairro, inaugurada há dois meses. O objetivo é aproximar os policiais das famílias da comunidade, promovendo inclusão social através da música e orientação de vida para os jovens.

As oficinas começaram este mês e funcionam na sede do 2º Batalhão de Polícia Militar, duas vezes por semana. Um ônibus vai pegar e deixar os alunos na comunidade, que passam uma manhã inteira tendo contato com instrumentos de sopro, percussão e cordas. Cerca de seis militares ministram as aulas. Os participantes foram selecionados através de inscrições, sem exigência de nenhum critério inicialmente.

“Nesse primeiro momento queremos chamar os pais para estimularem os filhos a participarem do projeto para em um segundo momento, com eles próximos dos nossos policiais, podermos corrigir problemáticas sociais como a evasão escolar, baixo rendimento letivo, contato com drogas e vários outros fatores que podem comprometer o futuro desses jovens”, explicou o comandante do 2º BPM, Tenente Coronel Souza Neto.

Bola Solidária – Outro projeto social que também vem aproximando os policiais das crianças e adolescentes do bairro do Multirão é a oficina de futebol de campo, ministrada por policiais da UPS, uma vez por semana no próprio bairro. Sessenta e cinco crianças já participam desde o começo do projeto (há 15 dias) e criam uma relação de confiança com os policiais, além de fortalecer os laços de convivência entre eles. Todo início de treino eles refletem sobre um tema e são convidados a opinar sobre uma questão social.

Compartilhar