Mais 72 policiais militares concluem formação do Proerd

Auditório do CE ficou lotado de militares e familiares. Comandante geral, coronel Euller, prestigiou a solenidade (Foto: Werneck Moreno)
Na manhã desta sexta-feira (8), mais 72 policiais militares concluíram o curso de qualificação técnica-pedagógica para trabalhar no Programa Educacional de Resistências às Drogas (Proerd) – da PMPB. Com esse incremento, já são 147 instrutores habilitados para trabalhar a prevenção às drogas em todo o Estado.

Para o comandante geral da Polícia Militar da Paraíba, coronel Euller Chaves, a formação representa mais um passo rumo a autonomia do Proerd na Paraíba e o combate ao mal que os entorpecentes trazem. “O Proerd é o que há de mais preventivo nas nossas atividades de policiamento. É uma ação que trabalha a prevenção primária, junto as crianças e suas famílias”, comentou Euller, durante a solenidade que marcou a formação dos instrutores, nesta sexta (8), no Centro de Educação da PMPB – em Mangabeira.

A formação durou cerca de duas semana e contou com a presença de dois militares com qualificação máster, um do Rio Grande do Norte e outro de Santa Catarina – Márcia Carvalho e Marcos Ramn – respectivamente, que atuaram como coordenadores das turmas.

Conforme a coordenadora estadual do Proerd na Paraíba, a capitã Ticiana Soares, os 72 novos instrutores irão trabalhar a temática das drogas em turmas do 5º e 7º ano do Ensino Fundamental e na Educação Infantil. Ainda este mês, mais uma turma com 36 alunos começará a formação e, em março, a PMPB totalizará 183 instrutores do Proerd.

O Programa

O Proerd conta com três níveis de formação profissional. O instrutor, que trabalha diretamente com as crianças, o mentor, responsável pela formação e acompanhamento dos instrutores e, acima desses, o máster (capacitação para formar mentores e planejar a aplicação do programa).

Na Paraíba, a PMPB já formou mais de 80 mil crianças nos doze anos de funcionamento do programa. Já são mais de 50 cidades que tem escolas beneficiadas .

A prevenção

O trabalho de combate às drogas é feito em doze encontros em cada escola. Um policial militar fica responsável por organizar, junto a escola, as atividades pedagógica e lúdicas que fazem parte da grande do programa. Ao final do ciclo, é feita uma formatura relembrando as lições que foram apreendidas ao longo das aulas.

Compartilhar