PM se reúne com dirigentes de blocos antes de definir policiamento

Tenente-Coronel Almeida Martins (Comandante do 1º BPM) e Raimundo Nonato (presidente da Associação ‘folia de rua’
A Polícia Militar se reuniu, nesta quarta-feira (16), com os dirigentes de blocos das prévias carnavalescas de João Pessoa, que serão realizadas no período de 30 de Janeiro a 9 de fevereiro. O encontrou aconteceu no auditório da PBTur e reuniu tanto os blocos associados ao ‘folia de rua’ quanto os não filiados. Na oportunidade foi avaliado o trabalho da PM nas prévias de 2012 e discutido o planejamento preventivo da segurança para os blocos este ano.

“Provocamos essa reunião com os representantes de blocos e vamos fazer um planejamento para atuar em cima das falhas que foram constatadas no ano passado, para assim podermos cada vez mais oferecer uma segurança eficiente aos foliões”, explicou o Comandante do 1º Batalhão de Polícia Militar, Tenente-Coronel Almeida Martins.

Foi exposto aos dirigentes como deve ser a forma de solicitação de policiamento para os blocos e passadas orientações de medidas preventivas de segurança que devem ser adotadas pelos dirigentes para que nenhum incidente ocorra durante as festas. O policiamento durante os blocos será feito com a ajuda do sistema de câmeras para auxiliar na segurança.

Atualmente a polícia militar está em fase de planejando e essa etapa vem sendo discutida com os atores evolvidos na organização e realização dos eventos.

“Ainda não fechamos o número exato de policiais que serão empregados porque estamos recebendo as demanda oficiais dos blocos associados do ‘folia de rua’, como também as daqueles que não são filiados para podermos apresentar esse número e as medidas definitivas que vão ser tomadas pela Polícia Militar da Paraíba para as prévias carnavalescas deste ano”, explicou o Comandante do Policiamento Regional Metropolitana, Tenente-Coronel Jeferson Pereira.

Ele lembrou ainda que até a próxima sexta-feira (25) o esquema de policiamento vai ser apresentado. Até lá os batalhões estão esperando os pedidos de policiamento para os blocos que irão ser realizados e a estrutura de segurança que eles vão precisar.

O efetivo que será empregado tanto nas prévias como no carnaval será um policiamento suplementar (reforço), não sofrendo prejuízo o policiamento ordinário – que é aquele que faz as segurança nos bairros. Esse continuará normal e com o mesmo número de policiais e viaturas.

Pedido de policiamento – Os diretores de blocos terão que solicitar o policiamento para o evento através de ofício diretamente ao Batalhão responsável pela área que será realizado o evento. No documento deve conter informações como data, horário de início e termino do bloco e número estimado de foliões que comparecem ao evento. Esse pedido deve ser feito em até no máximo 72 horas antes da saída do bloco. Esse prazo é estipulado para que o Batalhão possa providenciar reforço com o Comando Geral e Comando Regional para garantir o atendimento a demanda da segurança de cada bloco.

Carnaval – O planejamento já inclui as ações que serão adotadas para garantir a segurança durante o carnaval, com uma atenção maior para as praias de Jacuma, Lucena e Baia da Traição, locais que concentram um maior número de pessoas durante o período. A operação ‘lei seca’ vai ser intensificada no período para prevenir acidentes de trânsito.