Polícia Militar discute capacitação e ampliação do policiamento solidário

A reunião lembrou a importância de qualificar os policiais com o curso de Polícia Comunitária
Uma reunião entre o Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Euller Chaves, Comandantes de Batalhões e Comandantes de Unidades de Polícia Solidária (UPS) discutiu, nesta quinta-feira (03), a ampliação do projeto de Polícia Solidária. No encontro foram discutidas a capacitação dos policiais e a aproximação com a comunidade, através de projetos sociais.

“Temos que estabelecer dois pontos como prioridades. Um é o link com a comunidade que temos que ter, através de projetos sociais e ações que tragam as pessoas para perto da Polícia. O outro ponto é a capacitação do Policial com a filosofia de polícia comunitária, que é fundamental para otimizar o trabalho nas comunidades, conhecendo os moradores, seus problemas comuns e buscando juntos soluções satisfatória”, detalhou o Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Euller Chaves.

Para este ano estão previstas a formação de mais de 800 policiais com o curso de Polícia Comunitária. O curso também capacita líderes comunitários e profissionais de segurança de outros órgãos, mostrando a filosofia de polícia que busca o planejamento conjunto da segurança na comunidade.

A Polícia Militar já possui oito Unidades de Polícia Solidária na Capital (Alto do Mateus, Mandacaru, Bola na Rede, São José, Bela Vista, Jardim Planalto, Roger e Jaguaribe). As UPS funcionam durante 24 horas. Cada Unidade conta com cerca de 20 policiais militares, uma viatura, um trio de motos e o sistema de vídeo-monitoramento, além da ‘linha solidária’ que permite que os moradores entrem em contato diretamente com a viatura que atende o bairro.

Capacitados – Em dois anos, a Polícia Militar já formou 1.172 alunos com o curso de Polícia Comunitária, número que representa um crescimento de 153% em relação aos formados no período de 1998 a 2000, quando foram capacitados 798 alunos. Só em 2012, foram 751 alunos formados.

Compartilhar