PM intensifica o policiamento na orla durante todo o Verão

No Verão, Ceatur ganha reforço de mais duas viaturas extras
Com o início do verão, que começou na última sexta-feira (21), a tendência é que a orla marítima da Grande João Pessoa registre um movimento ainda mais intenso. Por isso, as Polícias Militar, Civil e o Corpo de Bombeiros estão intensificando os trabalhos para melhor atender a população.

A Polícia Militar, por meio da Companhia de Apoio ao Turista (Ceatur), emprega mais duas viaturas extras, com três homens cada, para realizar o policiamento noturno. Segundo o comandante da Ceatur, capitão Onierbeth Elias, 105 policiais cobrem as áreas de praia até o Litoral Sul. Atualmente, quatro viaturas e 25 bicicletas já estão sendo utilizadas no patrulhamento, sobretudo em Tambaú e no Cabo Branco.

“Também temos policiamento em pontos turísticos como o Farol do Cabo Branco e a Praia do Jacaré. A população vê a presença da polícia e se sente mais segura”, comentou o capitão, ao informar que neste mês de dezembro não houve aumento no número de ocorrências na região de praias.

“Temos suplementado a segurança com os plantões extras voluntários, o que tem contribuído para manter a tranquilidade neste fim de ano”, completou. Conforme o capitão, a Ceatur está pronta para rapidamente atender a população, tendo um número de contato direto (3247-7063) para o recebimento de denúncias – além do 190. Na região, as ocorrências mais comuns são de averiguação de suspeito, furto e perda de documentos.

Orientações – A colaboração da população é essencial para promover a paz social. Por isso, a Polícia Militar orienta que os paraibanos e turistas evitem ostentar objetos de valor ou deixar os pertences na praia sem observação – ao irem tomar banho no mar.

Ao estacionar o veículo, os cidadãos devem olhar no entorno e observar se há alguém suspeito. Ao procurar informações, busquem pessoas que inspirem confiança, de preferência funcionários públicos devidamente identificados, e andem em grupo.

Corpo de Bombeiros – O Batalhão de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros continua, neste fim de ano e durante o mês de janeiro, o trabalho de orientação aos banhistas sobre cuidados no meio aquático. As abordagens acontecem aos pedestres e aos passageiros de ônibus (sobretudo na área que dá acesso a Praia da Penha, em João Pessoa) e ainda no meio aquático, alertando quem se afasta da costa sobre os riscos de afogamento e outras ocorrências.

Panfletos educativos e pulseiras de identificação (para as crianças até dez anos) também estão sendo disponibilizados pela corporação. Quem precisa do serviço dos Bombeiros pode procurar ainda um dos 12 postos de guarda-vidas distribuídos pela orla da capital, Litoral Sul e Norte. A corporação conta com uma ambulância com atendimento pré-hospitalar, realizando o socorro rápido de vítimas das mais diversas intercorrências.

Polícia Civil – A Delegacia do Turista (Deatur), localizada na Avenida Almirante Tamandaré (na orla de Tambaú, capital), funcionará 24 horas durante o feriadão de Natal para atender os turistas e paraibanos.

No mês de janeiro, quando o fluxo de pessoas nas praias é mais intenso, a Deatur terá um reforço no efetivo e funcionará tanto de manhã quanto à noite – registrando ocorrências de menor potencial ofensivo. Os telefones de contato para atendimento da população são: 3214-8022 e 3214-8023.

Compartilhar