PM participa do Desfile Cívico com efetivo de 1.248 homens

Cavalaria encerra o desfile na avenida Duarte da Silveira (Foto: Werneck Moreno)
O desfile cívico militar em homenagem à Independência do Brasil, neste sete de setembro, será marcado pela participação de 1.248 policiais militares – que ocuparão a Avenida Duarte da Silva (no Centro de João Pessoa) por volta das 10h40. A previsão é que o desfile dure em média uma hora e tenha grande empatia do público presente.

Todo ano, a apresentação dos militares é bastante aplaudida e elogiada por aqueles que acompanham o evento. Além dos militares, o desfile terá a participação de 250 crianças, sendo 200 delas beneficiárias do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) – desenvolvido pela Polícia Militar em escolas municipais e estaduais em toda a Paraíba – e as outras 50 oriundas do projeto ‘Uma nota Musical que Salva’ – realizado no bairro de Mandacaru, em João Pessoa.

Os pequenos abrirão o desfile na Duarte da Silveira, seguidos pelo destacamento militar com representação do corpo policial feminino. Na sequência, aparece a Banda de Música da Polícia Militar – com regência do capitão Edson Alves -, que traz para a avenida 60 músicos.

Segundo o comandante do Grupamento de Desfile da PM, tenente coronel Jefferson Pereira, a apresentação terá a participação de todas as modalidades de policiamento da corporação (Batalhão de Trânsito, Força Tática, Batalhão Ambiental, Bope, Companhia de Turismo, Rotam, Cavalaria) – além dos militares reformados e os alunos do Colégio Militar.

“Todos os itens recém-adquiridos pela PM também serão desfilados: conjuntos uniformes, armamentos e viaturas”, acrescentou o tenente coronel Jefferson, citando que o grupamento motorizado contará com 175 policiais (dois por viatura). O desfile será encerrado pelo efetivo da Cavalaria, que também apresentará o caminhão recém-adquirido para auxiliar as ações do policiamento montado.

Concentração

A partir das 8h desta sexta-feira (7) os policiais militares participam da revista às tropas pelo governador do Estado, Ricardo Coutinho, na Avenida Getúlio Vargas, no Centro da capital. Do local, os militares seguem para a concentração em frente ao Colégio Marista Pio X, saindo para o desfile por volta das 10h30.

Segurança

Mais de 250 policiais – do 1º Batalhão da PM, Centro de Educação e Ajudância Geral – farão a segurança durante as comemorações do sete de setembro no Centro da capital. O efetivo será distribuído em todo o entorno da Duarte da Silveira e na própria avenida, também sendo responsável pela manutenção das cordas de isolamento.

Treinamento

Desde o mês de agosto a Polícia Militar da Paraíba (PMPB) prepara-se para o desfile do sete de setembro, a fim de apresentar o orgulho e os brios da corporação para todos os paraibanos. O dispositivo a pé ensaiou nos dias 30 de agosto e 4 de setembro em ruas do Distrito Industrial, na capital. Já as tropas especializadas realizaram treinamento nos respectivos batalhões de lotação.

Compartilhar