Comandante Geral concede entrevista e frisa resultados da PM

Comandante Geral da PMPB
O Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Euller Chaves, foi o entrevistado dessa segunda-feira (10) do programa Rede Verdade, da TV Arapuã. Respondendo a perguntas feitas pelos jornalistas Luís Tôrres e Marconi Ferreira, o Coronel Euller destacou o número crescente de apreensões de armas e os resultados relativos das Unidades de Polícia Solidária instaladas em alguns bairros da capital.

A avaliação dos resultados começou com um breve histórico levantado pelo Comandante da PM – que mostra a violência como um problema histórico na Segurança Pública. “Herdamos um crescimento dos últimos três anos (2008, 2009, 2010) que chega a 66%, quando acumulados o crescimento nesse período no Estado.”, comentou.

Falando do trabalho para conter essa violência, ele citou várias ações que foram feitas e planejadas para frear a curva crescente de violência no Estado, entre elas, a instalação de Unidades de Polícia Solidária (UPS), a criação da Patrulha Rural Indígena e as operações Nômade e de Visibilidade.

“O trabalho da polícia vem sendo feito com muita disposição, os policiais de Água Branca à Zabelê têm se esforçado para reduzir os indicadores da criminalidade”, destacou.

Resultados

O Comandante Geral destacou que o crescimento em 2011 foi batido – ano em que a previsão era de crescimento da criminalidade chegasse a 30%, o que não se concretizou, com o índice de criminalidade crescendo apenas em torno de 7%, diferente dos anos anteriores.

“Este ano até o fechamento do mês de agosto nós temos uma diminuição na Paraíba, em relação ao mesmo período de 2011, de 7, 89% e em João Pessoa, especificamente, uma redução de 13% dos crimes contra a vida (Homicídio, Lesão Corporal seguida de morte e as tentativas que se consumam como homicídio)”, revelou.

Operações

Coronel Euller respondeu ainda sobre as operações, tema proposto pelo jornalista Marconi Ferreira – que revelou ter andando pela cidade no feriadão e ter visto bastante policiais pelas ruas.

“Atualmente estamos com duas operações em atividade: A nômade que vem contribuindo para apreensões de drogas e armas e a operação de pontos de visibilidade (que ocorre em horário em que o fluxo de pessoas é maior, posicionando viaturas e policiais nos principais corredores urbanos).
Tudo isso tem gerado a sensação de segurança na população, como gerou em você, Marconi”, destacou

UPS

Sobre as unidades de polícia solidária o coronel foi enfático: “Há uma melhora relativa em alguns pontos que as Unidades de Polícia Solidária foram instaladas. Quem escuta falar em algo acontecendo dentro da Bola na Rede, no Alto do Mateus ou no Bairro São José?”, indagou o Comandante Geral.

Ele revelou que o trabalho será ampliado para outros locais do Estado.

Patrulha Rural Indígena

A instalação de uma patrulha Rural indígena para combater alguns crimes que vinham ocorrendo em aldeias do Município de marcação foi também apontado como uma ação importante. A patrulha que é comandada por um sargento (que também é índio) e foi criada para manter a presença da polícia de forma preventiva perto das tribos indígenas, garantindo a segurança dos índios daquela região.

Apreensões de Armas e drogas

Sobre as apreensões de armas, o Comandante Geral comemorou os resultados, que são positivos. “Aumentamos as apreensões de armas em 30% em relação a 2010. Quando comparado até agosto de 2011, esse número de apreensões cresceu 42%”, lembrou.

Os números revelam o crescimento de apreensões de armas no Estado, tanto pela Polícia Militar quanto pela Civil. Só em Julho a Polícia Militar apreendeu 208 armas. Até o final do ano a Polícia Militar em conjunto com a Polícia Civil deve chegar a um número superior a 2.500 armas apreendidas – números que ‘beiram’ as de armas apreendidas no Estado de São Paulo, por exemplo.

Em relações as apreensões de crack, o Comandante destacou que no ano passado foram enfáticas as ações contra esse tipo de droga. Este ano as apreensões de maconha superam já os 300%.

“As pessoas estavam armadas de forma silenciosa e tranquila, agindo com essas armas em desfavor da tranquilidade pública. Já conseguimos desarmar bastante”, finalizou o Comandante Geral.

Compartilhar