80 mil pessoas assistem desfile cívico-militar neste sete de setembro

Corporação da PM passou pelo anel externo da Lagoa antes de iniciar o desfile na Duarte da Silveira (Foto: Werneck Moreno)
Era pouco mais de 11 horas desta sexta-feira (7) quando a Polícia Militar da Paraíba (PMPB) iniciou seu desfile – em homenagem à Independência do Brasil – na Avenida Duarte da Silveira, no Centro de João Pessoa. A chegada dos militares acabou com a ansiedade de todo público presente. “Está lindo, é o desfile que a gente estava esperando”, comentou a expectadora Ana Clat Rodrigues, 35 anos.

“Não tem nada melhor do que a apresentação da PM. Vir para a Duarte e não esperar a passagem dos policiais militares não tem graça”, completou Analete Rodrigues, 62 anos. Assim como elas, aproximadamente 80 mil pessoas assistiram com entusiasmo o defile cívico-militar deste sete de setembro.

O comandante-geral da PM, coronel Euller Chaves, lembrou que a data, neste ano, suscita a celebração dos 190 anos da independência do Brasil – no ano que a Polícia Militar da Paraíba completa 180 anos. “É um instante também de reflexão, para cada brasileiro meditar sobre o que está sendo feito para melhorar o nosso país, em relação à verdadeira independência, que é a cidadania e o respeito aos direitos humanos”, pontuou.

Coronel Euller enfatizou, ainda, que a PMPB tem procurado participar ativamente desse processo de crescimento e valorização dos cidadãos, através da polícia solidária – cada vez mais próxima da população, com ações de prevenção. O comandante geral frisou que a PM inova neste desfile, trazendo a frente da apresentação dos militares 250 crianças atendidas pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) e ‘Uma Nota Musical Que Salva’.

Após a passagem das crianças pela Duarte da Silveira, foi a vez dos 1.248 policiais militares desfilarem na avenida. Participaram todas as modalidades de policiamento da corporação (Batalhão de Trânsito, Força Tática, Batalhão Ambiental, Bope, Companhia de Turismo, Rotam, Cavalaria) – além dos militares da reserva, os alunos do Colégio Militar e a Banda de Música da PM.

Também teve destaque a apresentação do grupamento motorizado e de todos os equipamentos e itens recém-adquiridos pelo Governo para Polícia Militar. “O desfile também é o momento de nós apresentarmos aos paraibanos todo o investimento que foi feito na corporação. É um momento de prestar contas aos cidadãos, nossos verdadeiros patrões. Só nos últimos 20 meses, foram 26 milhões em investimentos”, enfatizou o comandante geral da PM.

O desfile de sete de setembro da Polícia Militar foi encerrado pelo Regimento de Polícia Montada – a Cavalaria. Estiveram presentes no evento diversas autoridades civis e militares, como o vice-governador do Estado, Rômulo Gouveia, e o Arcebispo Metropolitano da Paraíba, Dom Aldo Pagotto.

Entre os militares, compareceram o comandante do Grupamento de Engenharia, o general de brigada Carlos Alberto Maciel Teixeira; o secretário chefe da Casa Militar, coronel Fernando Chaves e o comandante geral do Corpo de bombeiros da Paraíba, coronel Jair Carneiro.

Solenidade

A abertura das solenidades de sete de setembro aconteceu com a incorporação dos Pavilhões Nacional,Estadual e Municipal – em frente ao comanda geral da Polícia Militar, por volta das 6h. Em seguida, em frente ao Lyceu Paraibano, foi feita a revista das tropas militares e o hasteamento do Pavilhão na Duarte da Silveira. Pouco depois, a avenida deu lugar ao desfile cívico-militar e, ao final, a pira – acesa uma semana antes na Praça João Pessoa, quando da abertura da Semana da Pátria – foi apagada.