Regimento de Cavalaria da PM comemora 15 anos de fundação

Regimento completa 15 anos de criação
A cavalaria da Polícia Militar da Paraíba realiza nesta quinta-feira (29), às 9h, uma solenidade em comemoração aos 15 anos de criação do Regimento de Polícia Montada “Coronel Calixto” – nome oficial da cavalaria da PMPB. O evento será realizado no Parque de Exposições, no Cristo Redentor, onde serão entregues medalhas a várias autoridades militares do Estado.

A solenidade celebrará também os quatro anos de criação do projeto social da cavalaria, a equoterapia – que atende pessoas vítimas de problemas neurológicos, depressão e crianças autistas, oferecendo tratamento para auxiliar na recuperação.

Para o comandante da Cavalaria, tenente coronel Anchieta Leite, o momento é de comemorar a expansão do atendimento à população. “Nessa atual gestão da Segurança Pública e Polícia Militar, a cavalaria passou a contribuir mais no policiamento ordinário, principalmente nos setores do Cristo e Rangel, realizando o policiamento montado e em viaturas e assim conseguindo diminuir significativamente os índices criminais desses setores”, disse.

Estamos adotando a filosofia de policia comunitária, interagindo com a população, conhecendo e propondo formas de resolver seus principais problemas, finalizou o tenente coronel Anchieta, revelando a maior aprovação que a Polícia Militar vem tendo após a instalada da UPS na comunidade Bela Vista.

História

A cavalaria foi criada já no início da Polícia Militar, em 1832, quando o primeiro efetivo da Polícia Militar da Paraíba já contava com 15 homens a cavalo. O primeiro comandante da Cavalaria foi o 2º Tenente Sebastião Calixto de Araújo, que hoje leva o nome do regimento por ter sido um dos militares que sempre lutaram para que existisse o esquadrão de cavalaria, hoje regimento.

Policiamento a cavalo

O Policiamento montado é uma tropa especializada para atuar em eventos com grande número de pessoas, como praças desportivas e eventos de massa, além de rebeliões em presídios e movimentos de classes. A cavalaria da PMPB possui 87 cavalos e um efetivo de 188 policiais.

Equoterapia

É um projeto desenvolvido na própria unidade da Cavalaria da PMPB, onde utiliza o cavalo na abordagem interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com paralisia cerebral, hiperatividade, autistas, atrasados no desenvolvimento neuropsicomotor, com síndromes neurológicas, com déficit de atenção e equilíbrio, dificuldades de aprendizagem ou linguagem, timidez, estresse e outras patologias.

Atualmente o Centro de Equoterapia atende 35 pacientes, com faixa etária superior a três anos de idade, de segunda à sexta-feira, gratuitamente. A assistência também está voltada para policiais militares que tenham sofrido alguma sequela em virtude de ocorrências policiais ou outros agravos da saúde, bem como, para familiares que apresentem alguma patologia.

UPS da Cavalaria

A área coberta pelo policiamento da Cavalaria ganhou, no mês de Junho, uma unidade de Polícia Solidária. A UPS da ‘Bela Vista’ atende cerca de 45 mil pessoas de bairros e comunidades da região (Cristo, Rangel, Bela vista, Boa Esperança, Novo horizonte, Bom Samaritano, Riacho doce e Comunidade São Geraldo).

A unidade conta com o policiamento de uma viatura, 4 homens a cavalo e 4 de forma permanente na UPS. A Unidade também possui o serviço ‘Linha Solidária’ – que permite que moradores entrem em contato diretamente com os policiais da Unidade. O número que atende a UPS da comunidade Bela Vista é o 8797-2717.

Compartilhar