PMPB comemora 15 anos do Regimento da Cavalaria

Comandante Geral da PM e homenageados
A Polícia Militar da Paraíba comemorou, na manhã dessa quinta-feira (30), os 15 anos da criação do Regimento de Polícia Montada “Coronel Calixto” – nome oficial da Cavalaria da corporação. A solenidade aconteceu no Parque de Exposições, no bairro do Cristo, onde compareceram várias autoridades militares, além de moradores dos bairros do Cristo e Rangel.

O aniversário foi marcado por homenagens de reconhecimento ao trabalho dos policiais – que receberam medalhas referentes a tempo de serviço, disciplina e mérito operacional, o que totalizou 16 medalhas concedidas a oficiais e praças.

Outras 10 láureas do mérito “nobre amigo do Regimento” foram concedidas a personalidades que ajudaram no desenvolvimento da corporação, entre elas, o Comandante Geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Jair Carneiro, o Subcomandante Geral da PMPB, Francisco de Assis Castro, e o Chefe da Divisão de mobilidade da Secretaria de Mobilidade urbana de João Pessoa, Sanderson Cesário Duarte.

O momento que mais emocionou o público presente foi a apresentação das pessoas atendidas pelo projeto de equoterapia da polícia militar – que atende pessoas da comunidade vítimas de sequelas neurológicas, proporcionando a recuperação desses pacientes com métodos teraupeuticos onde o cavalo é utilizado para recuperar movimentos.

Para o comandante geral da Polícia Militar, Coronel Euller de Assis Chaves, o momento é de celebrar as melhorias que a corporação vem tendo nas condições de trabalho e na proximidade com a população. “Estamos construindo o futuro agora, basta olhar as melhorias que tivemos nos recantos da Paraíba, isso é fruto dos investimentos que estamos recebendo e, acima de tudo, do trabalho que cada policial militar vem desenvolvendo para promover a paz social”.

Cavalaria servindo melhor à população

O Tenente-Coronel Anchieta, Comandante da Cavalaria, destacou a filosofia de trabalho que vive hoje o regimento. “Nossa unidade sofreu uma ‘metamoforse’ funcional, pois hoje além de cumprir com as missões rotineiras específicas da cavalaria (Policiamento de eventos de massa) cuidamos também da segurança dos moradores dos bairros do Cristo e Rangel”.

Ele destacou ainda que a forma integrada de trabalho da polícia vem alcançando êxito nos resultados. “Porque vivemos um clima de integração e afetividade dentro da polícia militar, principalmente entre os comandantes de batalhões, isso nos traz motivação para trabalharmos de forma integrada também com outros órgãos, como já fizemos aqui no Cristo e Rangel, onde juntamente com a SUDEMA fechamos estabelecimentos que provocavam poluição sonora e servia de ponto de perturbação do sossego dos moradores”, pontuou.

Investimentos

A cavalaria recebeu recentemente do Estado 5 viaturas para ajudar no serviço de radio patrulhamento desenvolvido nos bairros do Cristo e Rangel. Foi entregue também um caminhão Transaminal para transportes dos equinos, com 10 baias individuais e compartimento de tropas climatizado – uma das mais modernas do mercado. Os investimentos fazem parte do pacote de 30 milhões de reais que foram investidos este ano na Polícia Militar da Paraíba.

Equoterapia

É um projeto desenvolvido desde 2008 na Cavalaria da PMPB – que atende atualmente 40 pessoas vítimas de acidentes neurológicos, de segunda-feira a sexta-feira, utilizando métodos terapêuticos e educacionais para a recuperação dos praticantes. Os cavalos são utilizados para ajudar os praticantes a recuperar os movimentos de várias formas, mesmo que involuntariamente, o que nenhuma máquina até hoje foi capaz de simular.

A equoterapia tem permitido aos praticantes ganhos físicos, psicológicos, equilíbrio estático e dinâmico, conscientização corporal, aperfeiçoamento da coordenação, estimulação sensorial, além da melhora da auto-estima.

UPS da Cavalaria

A área coberta pelo policiamento da Cavalaria ganhou, no mês de Junho, uma unidade de Polícia Solidária. A UPS da ‘Bela Vista’ atende cerca de 45 mil pessoas de bairros e comunidades da região (Cristo, Rangel, Bela vista, Boa Esperança, Novo horizonte, Bom Samaritano, Riacho doce e Comunidade São Geraldo).

A unidade conta com o policiamento de uma viatura, 4 homens a cavalo e 4 de forma permanente na UPS. A Unidade também possui o serviço ‘Linha Solidária’ – que permite que moradores entrem em contato diretamente com os policiais da Unidade. O número que atende a UPS da comunidade Bela Vista é o 8797-2717.

Policiamento a cavalo

O Policiamento montado é uma tropa especializada para atuar em eventos com grande número de pessoas, como praças desportivas e eventos de massa, além de rebeliões em presídios e movimentos de classes. A cavalaria da PMPB possui 87 cavalos e um efetivo de 188 policiais.