Governo entrega 7ª UPS e destaca investimentos na PMPB

Ato de inauguração
O Governador do Estado entregou, nessa quarta-feira (28), a sétima unidade de Polícia Solidária da Paraíba. A UPS do Roger beneficiará mais de 50 mil pessoas que moram nos bairros contemplados com o serviço (Roger, Padre Zé, Tambiá, Porto do Capim e Comunidade do ‘S’).

Para ser instalada, a unidade recebeu um investimento de cerca de 110 mil reais – que incluiu reforma, montagem e instalação de sistema de videomonitoramento para auxiliar na segurança da área atendida. A unidade conta com três motos e uma viatura para realizar rondas durante 24h e atender os moradores – que podem solicitar a polícia falando diretamente com os policiais da UPS através do serviço ‘linha solidária’, pelo número 8714-0119.

O Governador lembrou os investimentos que estão sendo feitos nos últimos meses na Polícia Militar. “Para se ter uma ideia, hoje o treinamento de um oficial supera 200 tiros, coisa que num passado recente não chegava a 20 disparos para que esses polícias pudessem se formar. A tendência é melhorar cada vez mais”, pontuou o Governador.

Ricardo destacou ainda a nova filosofia de trabalho que está implementando com a Polícia. “Estamos trazendo a polícia devidamente treinada para dentro dos bairros, para dialogar e proteger a comunidade. Em todos os espaços que estão sendo ocupados há uma queda dos indicadores de criminalidade, particularmente dos crimes contra o patrimônio e contra a vida”, ressaltou.

Na oportunidade, o Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Euller Chaves, falou da importância de uma UPS para prestar um serviço de mais qualidade à população. “Porque com a polícia mais próxima do cidadão e vivendo o dia-a-dia da comunidade fica mais fácil de identificar problemas e resolvê-los de forma conjunta, sempre escutando os moradores que são nossos verdadeiros parceiros nessa busca pela paz social”, destacou.

Reivindicação Antiga

Várias pessoas da comunidade compareceram a inauguração da UPS do Roger – que foi instalada no local onde um posto policial estava desativado há mais de 11 anos.

“Aqui é uma obra que foi provoca por nós, muito mais que uma obra de tijolos, é fruto de uma construção coletiva da comunidade organizada que dialoga com o poder público”, lembrou a líder comunitária Juracy Mesquita, que também é voluntária da ONG Casa ‘Pequeno Davi’.

Como forma de agradecimento, o Governador recebeu uma placa em sua homenagem e o grupo de flauta composto por adolescentes da casa ‘Pequeno Davi’ tocou comemorando a UPS inaugurada por Ricardo Coutinho. Foram agraciados também com uma placa de agradecimento o Secretário de Segurança e Defesa Social, Cláudio Lima, e o Comandante Geral da Polícia militar da Paraíba, Coronel Euller Chaves.

Investimentos

Só este ano já foram investidos mais de 30 milhões de reais na melhoria da condição de trabalho dos policiais militares. No total, são mais de 10 mil itens (armamento, munições, viaturas, motos, bicicletas, capacetes, coletes balísticos e fardamentos). Sete UPS foram instaladas pelos bairros da capital, em áreas onde o índice de criminalidade apresentava indicadores elevados.

Bonificação por armas apreendidas

O Governo do Estado sancionou, no mês de Junho, uma lei que garante a bonificação de R$300 até R$ 1.500 para os policiais que apreenderem armas de fogo, trata-se da lei 9.708/2012. Ela tem sido um incentivo para os policiais – que tem aumentado o número de armas apreendidas.

Promoções

O Governo do Estado vem realizando as promoções de praças e oficiais no tempo certo. O trabalho realizado tem sido uma das principais exigências que o Governo tem feito para poder conceder as promoções aos policiais militares. Nos últimos 18 meses, foram quase 400 promoções de oficiais e, até o final deste ano, serão 1.634 promoções de praças.

Nessa quarta-feira (28), 79 Sargentos concluíram o Curso de Aperfeiçoamento de Praças (CASP), – que habilita os sargentos a subirem de graduação, os quais estão aptos a serem promovidos a 1º Sargento.

Contratações

O governo já contratou, em menos de um ano e meio, quase 800 policiais militares. Todos os candidatos aprovados do último concurso realizado pela instituição, no ano de 2008, já foram chamados. Os policiais militares já saem do curso de formação com o Curso de Promotor de Polícia Comunitária – que qualifica os profissionais da segurança para atuarem de forma mais próxima e integrada com a população.