Familiares e autoridades prestigiam solenidade de formatura de praças

Formatura aconteceu no auditório do CE
O auditório do Centro de Ensino da Polícia Militar da Paraíba (PMPB), no bairro de Mangabeira, em João Pessoa, ficou lotado na manhã desta quarta-feira (29) durante solenidade de formatura de 79 militares no Curso de Aperfeiçoamento em Segurança Pública (Casp).

Familiares e formandos participaram com entusiasmo da cerimônia, que encerrou as atividades da qualificação que habilitou os praças para a graduação de 1º sargento.

Na ocasião, também estiverem presentes os integrantes da Banda de Música da PMPB e diversas autoridades militares – entre eles o comandante do Centro de Ensino, coronel Sales Júnior, e o coordenador geral do Estado Maior Estratégico (EME), coronel Marcos Aurélio Carvalho. Este felicitou os formandos e familiares, representando o comandante geral da Polícia Militar, Coronel Euller Chaves – que cumpria outros compromissos institucionais.

Ainda no início da solenidade, os formandos receberam os diplomas de conclusão de curso – com destaque para as militares que obtiveram o primeiro lugar nas duas modalidades oferecidas (combatente e auxiliar de saúde).

A sargento Andrelia Silva Santos, que conquistou o primeiro lugar entre os combatentes, destacou que se sentia privilegiada pela oportunidade de passar pela qualificação.
“Nós pudemos revisar muitas disciplinas vistas durante a nossa primeira formação e ainda nos atualizar quanto às novas leis e técnicas. Só tenho que agradecer esse investimento que a polícia fez em mim e espero retribuir com muito trabalho”, declarou.

Na ‘liderança’ entre os formandos auxiliares de saúde, a sargento Maria do Livramento Neves também agradeceu à corporação a qualificação que pôde receber. “Era uma capacitação essencial para seguir crescendo na carreira militar”, disse ela.

O comandante do Centro de Ensino, coronel Sales Júnior, lembrou que o Casp além de preparar os 2º sargentos para a promoção na graduação seguinte (1º sargento) também os qualificam dentro das novas metodologias de trabalho.

“O homem repete aquilo que aprende, então enfocamos e respeitamos o lado humano nos ensinamentos repassados no CE. Estamos compromissados em formar o homem para defender a vida e a dignidade humana e servir cada vez melhor a sociedade”, completou o coronel.

Capacitação – O aprimoramento e aproveitamento dos recursos pessoais, através da qualificação constante e a renovação dos equipamentos de trabalho, tem sido prioridade da Polícia Militar da Paraíba. Em menos de um ano e meio, a PM já capacitou 1.055 profissionais da área de segurança e líderes comunitários – sendo 644 só em 2012. A meta é ainda capacitar 800 policiais até o final deste ano.

Além disso, diversos cursos de formação estão em andamento no Centro de ensino. O de graduação para 3º sargento tem 44 alunos e conclusão prevista para novembro. Outros 232 cadetes, entre Bombeiros e Policiais Militares passam pelo Curso de Formação de Oficiais (CFO) – de duração de três anos – e mais de 90 soldados estão no processo de formação para atuarem nas ruas. Estes últimos foram convocados em decorrência da aprovação no concurso público da corporação realizado em 2008, que já teve todos os candidatos aprovados convocados para integrar o quadro da corporação. Em menos de dois anos, já são cerca de 800 soldados incorporados à PM.